e-Título: mais de meio milhão de eleitores justificam ausência pelo app

Comprovando a adesão do aplicativo e-Título, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou o número de eleitores que justificaram sua ausência no segundo turno da Eleições 2020.

Comprovando a adesão do aplicativo e-Título, o Tribunal Superior Eleitoral divulgou o número de eleitores que justificaram sua ausência no segundo turno da Eleições 2020.

Além disso, o órgão também afirma que o sistema não enfrenta quaisquer tipos de instabilidade; certamente, uma das maiores preocupações do eleitor que o app do órgão. Confira abaixo quantos eleitores justificaram a falta de seu voto através do aplicativo do TSE.

Quantos eleitores justificaram seu voto pelo e-Título até o momento?

Conforme o levantamento mais recente divulgado pelo TSE ao 12h05, cerca de 503.559 eleitores utilizaram  o aplicativo e-Título para justificar  a ausência no pleito. O número reflete o sucesso do aplicativo implementado pelo órgão eleitoral neste processo democrático de 2020.

Embora seja uma boa opção para quem não quer sair de casa, o eleitor que está fora de seu município também pode justificar seu voto em qualquer seção eleitoral.

Apesar da plataforma estar estável no momento, no primeiro turno houveram diversas reclamações sobre o mau funcionamento do e-Título.

O que acontece se eu não justificar meu voto?

Caso o eleitor não consiga utilizar o e-Título ou comparecer a uma zona eleitoral, será necessário o pagamento de uma multa. Quem cuida da definição do valor desta multa é um juiz eleitoral. Fora esse revés, o eleitor pode perder direitos como receber salário de entidades públicas, obter uma nova via do RG e até pedir empréstimos.

Vale ressaltar que o eleitor pode justificar seu voto em até 60 dias após a data da votação perdida.

O TSE recomenda ao eleitor que tenha sido diagnosticado com covid-19 ou apresentado quaisquer sintomas 14 dias antes da votação fique em casa. Como resultado, o eleitor pode utilizar o e-Título para justificar a ausência e anexar um documento que comprove o motivo de sua falta.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes