Eleições 2020: não vai votar? Saiba como justificar o voto

O eleitor que não votou precisa justificar a sua ausência em até 60 dias depois das eleições

No dia 15 de novembro, primeiro turno das Eleições 2020, muitas pessoas não vão conseguir votar. No entanto, é importante evitar pendências com a Justiça Eleitoral. Assim, a alternativa é a justificativa.

Ela pode ser feita antes, no dia das  eleições municipais 2020 ou após. O eleitor que não votou precisa justificar a ausência em até 60 dias depois do pleito ou vai precisar pagar uma multa para regularizar a situação eleitoral.

Eleições 2020: Como justificar?

É necessário preencher o Formulário de Requerimento de Justificativa Eleitoral. Ele pode ser  obtido gratuitamente nas unidades de atendimento da Justiça Eleitoral (cartórios eleitorais, postos e centrais de atendimento ao eleitor), nas páginas da Justiça Eleitoral na internet e, no dia do pleito, nos locais de votação.

Há também a opção de se fazer pela Internet, no site do TSE ou aplicativo do E-Título, que pode ser baixado pelo telefone celular nas plataformas “Google Play” e “App Store”.

É importante preencher corretamente as informações, pois dados que  não permitam a identificação do eleitor vão inviabilizar a justificativa (Res.-TSE nº 23.611, de 2019, art. 127, § 3º).

Eleitores que estão fora do país

Eleitores inscritos no Brasil que se encontram no exterior, na data das eleições municipais 2020, vão ter até 30 dias para justificar, contados a partir do seu retorno ao País.

Eleições 2020: Documentos necessários para justificar

O eleitor deve ter o número do título de eleitor e apresentar um documento oficial de identificação. Também vale a versão digital do título de eleitor.

Validade da justificativa

A justificativa é válida somente para o turno ao qual o eleitor não compareceu.  Assim, caso tenha deixado de votar no primeiro e no segundo turno da eleição, terá de justificar a ausência duas vezes, separadamente, obedecendo aos mesmos requisitos e prazos de cada turno.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes