Eleições 2020: E-Título: não baixei o aplicativo, como faço para justificar?

O TSE disponibilizou o eleitor baixar o aplicativo e-Título até ontem, véspera do segundo turno das Eleições 2020. Mas e quem não conseguiu? Veja as opções.

O aplicativo da Justiça Eleitoral, e-Título surgiu para facilitar a vida do eleitor brasileiro que, nas Eleições 2020, está mais tecnológico do que as outras. No app o eleitor pode consultar tudo sobre seu histórico eleitoral, inclusive, se houve alteração em sua seção ou zona eleitoral e até mesmo justificar o voto, caso não esteja em seu domicílio eleitoral.

No primeiro turno das Eleições 2020 muitos brasileiros optaram por fazer a justificativa via aplicativo, porém, houve relatos de falhas e sobrecarga nos acessos, segundo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Por isso, para o segundo turno, foi restrito o download do aplicativo até a véspera do dia da votação, delimitando até as 23h59 de ontem (28), a autorização em baixar o aplicativo.

Não baixei o e-Título. Como justificar o voto no dia?

Para eleitores das 57 cidades brasileiras que comparecerão às urnas neste domingo, 29 de novembro, que não conseguiram baixar o aplicativo e-Título até as 23h59 de ontem, existem outras opções de justificar o voto.

Seção eleitoral – presença física

O eleitor pode comparecer a alguma seção eleitoral próxima e preencher o formulário Requerimento de Justificativa Eleitoral. Nesta ele deve levar algum documento com foto para poder realizar a justificativa.

Site do TSE

No site do TSE também é possível justificar o voto. Basta acessar o site e preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Eu posso justificar pelo aplicativo nas Eleições 2020?

Sim. Caso o eleitor tenha baixado o aplicativo e-Título até ontem, pode usar o aplicativo para justificar o voto.

Quem só tiver feito o download, sem ter validado antes as informações, não vai conseguir o acesso hoje. Ele terá de recorrer presencialmente a alguma seção eleitoral ou, se preferir, acessar o site do TSE para preencher o Requerimento de Justificativa Eleitoral.

Os acessos para o app e-Título estarão liberados na segunda-feira (30). Já o geolocalizador, que identifica o eleitor fora de seu domicílio eleitoral, só funciona no próprio dia de votação. Se o eleitor não habilitou o serviço, deve anexar uma imagem ou documento como prova para justificar a ausência.

Tentei justificar pelo aplicativo e não consegui. O que faço?

Se, por ventura, o eleitor tentar justificar o voto via aplicativo e-Título e não conseguir, a recomendação do TSE é recorrer a alguma seção eleitoral mais próxima.

Não consegui justificar no dia da votação. Posso fazer depois?

Sim. O eleitor que não conseguiu baixar o aplicativo e nem ir presencialmente até uma seção eleitoral pode justificar sua ausência até 60 dias depois do dia da votação.

No segundo turno, esse prazo vai até 28 de janeiro. Se a ausência foi no primeiro turno, o prazo é até 14 de janeiro. Se o eleitor não cumprir o prazo, será preciso pagar uma multa no Banco do Brasil.

O que eu faço se o e-Título falhar?

Eleições 2020: e-título apresenta erro? Como fazer?
Eleições 2020: e-título apresenta erro? O que fazer? (foto: marcello casal jr/agência brasil)

Caso o aplicativo falhe ou apareça uma mensagem informando que os dados não conferem, é possível que haja algum tipo de inconsistência de dados registrados na base do Cadastro Eleitoral.

O TSE sugere que o eleitor emita a certidão de Quitação Eleitoral por meio do site (clique aqui) e use os mesmos dados da certidão para acessar o e-Título.

Se isso não adiantar, a recomendação é entrar em contato via e-mail ou telefone do cartório eleitoral da sua cidade.

Se a tela do e-Título ficar branca?

Em alguns casos, a tela inicial da plataforma eleitoral pode ficar branca e travar. Sobre isso, o TSE informou que o e-Título está disponível para Android —iniciando na versão 4.4 ou superior e IOS— versão mínima 9.0 ou posterior. Porém, alguns aparelhos têm a versão do Android modificada e podem apresentar o problema.

Tem outro jeito de descobrir meus dados eleitorais?

Sim. Pensando em praticidade, o TSE disponibilizou um canal via telefone para suprir as necessidades dos eleitores brasileiros. Ele criou o ‘Disque-Eleitor’, onde o eleitor pode optar por ligar através do número 148 e confirmar seus dados com a Justiça Eleitoral.

Preciso levar um documento além do e-Título?

Se o eleitor conseguiu baixar e validar todas as informações eleitorais via aplicativo e-Título não precisa levar documento com foto – a não ser que, por precaução, o eleitor queira levar os dois, mas se há internet disponível, o aplicativo tem as informações necessárias para votar. Além de constar sua foto, ele também apresenta dados sobre sua seção eleitoral e seus dados pessoais

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes