Eleições 2020: quais são as capitais em que o PT lidera?

Partido de esquerda, PT vê derretimento e pode não fazer prefeitos nas capitais pelas eleições 2020; confira a situação da legenda

O Partido dos Trabalhadores (PT), nos últimos 20 anos, emplacou dois presidentes da República - Lula e Dilma - mas nas eleições 2020 sofre com o esquecimento e corre o risco de não se eleger em nenhuma capital. O Jornal DCI fez um levantamento tomando como base as pesquisas eleitorais mais recentes feitas nas capitais brasileiras e a constatação é: o PT ficou manchado pela corrupção que assolou a legenda.

Se o pleito fosse hoje, analisando os recentes levantamentos do Ibope, Datafolha, Paraná Pesquisas e RealTime, o PT iria para o segundo turno das eleições 2020 em apenas três capitais: Fortaleza (CE), Recife (PE) e Vitória (ES). Ainda assim, os petistas não lideram em nenhuma capital brasileira.

Eleições 2020: veja quais partidos lideram em 9 capitais brasileiras

Onde o PT pode ir para o segundo turno nas eleições 2020?

Fortaleza (CE) - Eleições 2020

Em Fortaleza, Luizianne Lins (PT) está em segundo lugar. Ela já foi prefeita por dois mandatos, mas amargou o terceiro lugar em 2016. Atual deputada-federal, aposta na chance de voltar ao cargo. Em seu caminho está o líder Capitão Wagner (PROS), que conta com o apoio do presidente Jair Bolsonaro.

Recife (PE) - Eleições 2020

Em Recife, a disputa fica entre jovens nomes de famílias tradicionais e até mesmo unidas, da política do Estado. A petista Marília Arraes, deputada federal e neta de Miguel Arraes, está na segunda posição. Ela chegou ao partido depois de declarar apoio a Dilma Rousseff, à época do impeachment e é a aposta do partido como uma cara de renovação no estado.

O líder, no entanto, também traz força: trata-se de João Campos (PSB), bisneto de Miguel Arraes filho do ex-candidato a presidência Eduardo Campos. Com a morte do pai em 2014, engajou-se na política e vem na esteira da boa imagem do pai. Atualmente é  deputado federal.

Vitória (ES) - Eleições 2020

Em Vitória, o cenário mais apertado. João Coser (PT) é um dos fundadores da legenda e tenta voltar ao cargo que ficou por dois mandatos, até 2013. Ele está empatado com Gandini (Cidadania), deputado estadual e candidato do atual prefeito. Isso mostra a clara divisão na cidade e como o cenário está aberto. Talvez seja a capital onde o PT tenha mais chances, este ano.

A legenda de Lula ainda iria para o segundo turno em coligações que figuram com candidatos a vice-prefeito. Isso aconteceria em Belém (PA), onde é vice do PSOL, e Porto Alegre (RS), onde o PT é vice de Manuela D'Ávila (PC do B).

Desgaste nos últimos anos

O desgaste da legenda nas eleições municipais vem ocorrendo com força. Enquanto em 2012 o partido fez 630 prefeitos pelo Brasil, quatro anos depois a situação foi bem diferente: apenas 256.

Entre as capitais, em 2016, o PT conquistou apenas uma: Rio Branco (AC), e foi para o segundo turno em outra: Recife (PE). Nessa disputa, foi derrotado pelo candidato do PSB.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes