Eleições 2020: saiba como tirar seu título de eleitor

A votação ocorre, excepcionalmente, neste ano no mês de novembro. Para conseguir exercer o voto, o cidadão deve estar em dia com a Justiça Eleitoral.

Eleições 2020 - Para conseguir exercer o principal direito do cidadão, o do voto, o eleitor precisa tirar o seu titulo de eleitor. Para assim, ter um cadastro na Justiça Eleitoral e ficar em dia com o governo. Dessa maneira, ele participa das escolhas politicas em seu país, estado e município, exercendo também um dever de cidadão, já que o voto é obrigatório. Confira, então, como tirar esse documento.

Quem é obrigado a votar?

Todos os cidadãos alfabetizados, que tenham entre 18 e 70 anos devem comparecer ao local de votação e fazer suas escolhas no pleito. Porém quem tiver acima de 70 anos tem o voto facultativo, aqueles com 16 e 17 anos também, assim como para analfabetos.

Além disso, quem tiver o título, mas não completar 18 anos até a eleição, não é obrigado a votar, porém isso não deixa de ser um direito.

Eleições 2020 - Como tirar o titulo de eleitor?

Para tirar o primeiro título de eleitor, o cidadão deve comparecer a um cartório eleitoral ou a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral. Além disso, é preciso levar os seguintes documentos: carteira de identidade, ou carteira de trabalho, ou certidão de nascimento ou de casamento; comprovante recente de residência original; e certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

Também fazer um agendamento online, no site do TSE de sua região, para o atendimento na unidade. Dessa forma, o eleitor agenda o horário mais conveniente para comparecer ao cartório eleitoral e solicitar o título.

Como consultar o título de eleitor nas eleições 2020
Somente com o nome completo, aniversário e nome da mãe, o cidadão tem acesso às informações do título de eleitor pela internet. (foto: marcello casal jr/agência brasil)

Segunda via?

Para conseguir a segunda via o eleitor pode utilizar a versão digital do seu título. Baixe o aplicativo e-Título em seu celular (disponível para Android e iOS) ou tirar gratuitamente uma nova via impressa no cartório eleitoral.

Para fazer a nova impressão são necessários os seguintes documentos: carteira de identidade, ou carteira de trabalho, ou certidão de nascimento ou de casamento; comprovante recente de residência original; e certificado de quitação com o serviço militar para os maiores de 18 anos do sexo masculino.

O prazo para retirar segunda via impressa é de até 10 dias antes da eleição se pleitear em cartório do domicílio eleitoral ou até 60 dias antes do pleito se pedir segunda via em outra cidade.

Eleições 2020: Qual o prazo para tirar o título?

Os cidadãos com mais de 18 anos, até outubro, precisavam ter tirado o título até 6 de maio. Quem não fez o requerimento, só pode regularizar a situação após a eleição. Então, na eleições 2020 já não é possível tirar mais o título de eleitor. Só será viável regularizar a situação eleitoral no próximo ano.

Fazer transferência?

O eleitor que mudou de endereço nos últimos meses e pretende votar no novo local de moradia precisa fazer a transferência de domicílio eleitoral. Então, para transferir seu título para outra localidade, será necessário um atendimento presencial para fazer a mudança.

Mas primeiramente, existem duas condições para realizar a troca

  • Que tenha decorrido pelo menos 1 ano da inscrição ou da última transferência;
  • Residência mínima de 3 meses no novo endereço.

Levar os itens:

1° Documento original com foto, como RG, CNH, carteira de trabalho etc

2° Comprovante de residência (Ex: conta de luz, telefone, água, correspondência em nome da pessoa, etc);

3° Título de Eleitor, se possuir;

4° Comprovante de votação ou justificação que possuir.

Contudo, para 2020 não é possível fazer mudanças mais, o prazo se encerrou no dia 6 de maio. Portanto, você só pode alterar dados, local de votação ou fazer transferência a partir de dezembro deste ano. O mesmo vale para regularizar a situação do título. Então, fique atento aos prazos e as datas!

Consultar e regularizar a situação eleitoral?

Para consultar existem duas maneiras simples e rápidas, você pode entrar no site do TSE e pesquisar pelo número do título ou CPF e verá como está sua situação eleitoral. Além disso, também é possível fazer isso por meio do aplicativo e-título, após baixar e colocar seus dados, a verificação é automática.

Para ter a situação regular, é preciso estar em dia com a Justiça, sem débitos. Então, o título deve estar em dia e os votos também. Caso você não tenha votado, deve justificar sua ausência e, se perder o prazo, pagar a multa. Depois, deve comparecer a um cartório eleitoral com documento de identificação e comprovante de residência para regularizar o título.

Titulo cancelado

Os eleitores que tiveram o título cancelado precisam regularizar a situação perante a Justiça Eleitoral. Caso contrário, vão sofrer com as restrições listadas acima. Primeiramente, o eleitor deve efetuar o pagamento de multa no valor de R$ 3,51 por turno de votação que tenha faltado. Depois, deve comparecer a um cartório eleitoral com documento de identificação e comprovante de residência para regularizar o título.

Como pagar as multas

Caso o eleitor tenha deixado de votar e tenha multas eleitorais, ele deve emitir o boleto para pagamento no site do TSE por meio do serviço “Consulta de débitos do Eleitor”, no link: Quitação de multas.

Contudo, vale lembrar que a emissão e o pagamento do boleto não são suficientes para a regularização da situação. É necessário que o eleitor apresente o comprovante de pagamento em qualquer unidade da Justiça Eleitoral para regularizar sua situação.

Quando serão as eleições em 2020?

Com a pandemia do novo coronavírus, as datas eleitorais tiveram de ser adiadas. Portanto, não serão mais em outubro. O primeiro turno foi remarcado para o dia 15 de novembro. Já o segundo turno, para onde houver, acontecerá, então, no dia 29 de novembro.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes