Eleições nos EUA: saiba o que acontece se Trump se negar a sair da Casa Branca

Depois do dia 20 de janeiro, o atual presidente pode até ser retirado à força

Eleições nos EUA- Depois de um processo lento e maçante que durou quatro dias , Joe Biden ganhou o pleito com 290 votos do colégio eleitoral, segundo projeção da imprensa. No entanto, Donald Trump está deslegitimando o sistema eleitoral com acusações de fraudes, se declara vencedor e dá sinais de que não quer entregar o cargo.

Dois dias após o anúncio da vitória de Biden, Trump ainda não fez seu discurso reconhecendo a derrota. Mesmo que ele não seja obrigado, o ato é mal visto na política e seria a primeira vez na história dos Estados Unidos.

 

Ontem, dia 09, o governo do atual presidente  bloqueou o acesso da equipe do presidente eleito a informações e recursos para que seja iniciada a transição de poder nos EUA. O time de Trump se recusa a assinar uma carta oficial, como é de praxe, que permite ao democrata iniciar formalmente a transição após ter sido declarado vencedor da disputa presidencial.

Eleições nos EUA: O que acontece se Trump se negar a sair da Casa Branca?

A Constituição dos Estados Unidos é clara ao estabelecer que o atual mandato presidencial termina "ao meio-dia de 20 de janeiro". Então, até o dia 20 de janeiro —data da posse de Biden—, nada. Mas a partir dessa data, ele pode ser tirado da Casa Branca à força. Em tal situação, os militares estariam encarregados de impedi-lo de permanecer no cargo.  O Serviço Secreto também poderia cumprir a tarefa de escoltar Trump para fora da residência presidencial.

Segundo reportagem do UOL, até o dia 20 de janeiro, ainda há processo eleitoral para correr. E é nesse período que Trump pode de fato tentar reverter a situação. Ele pode  tentar judicializar a eleição, porém, para conseguir algo, são necessárias provas contundentes de que houve fraude na eleição.

Enquanto Trump tentar jogar com a justiça, o processo eleitoral ainda corre. O reconhecimento político do vencedor só acontece, na verdade, no dia 6 de janeiro pelo Congresso.

No dia 14 de dezembro nas Eleições nos EUA, então, os delegados se reúnem em seus respectivos estados e então votam no presidente. Esses votos devem chegar a Washington até 23 de dezembro. Em 3 de janeiro, o novo Congresso —que também foi eleito agora— toma posse. A casa então se reúne no dia 6 de janeiro com o presidente do Senado, que no caso é o atual vice-presidente Mike Pence. Os votos são lidos e contados em ordem alfabética por nomeados pela Câmara e pelo Senado. Pence então anuncia o resultado e abre para escuta de objeções.

Uma vez anunciado o novo presidente, este toma posse no dia 20 de janeiro. A partir desta data, sim, pode haver consequências reais para Trump se ele se recusar a deixar a Casa Branca. A partir de 20 de janeiro, Donald Trump se torna um cidadão civil novamente, o que pode levá-lo até a perder sua conta no Twitter, rede social que adotou como veículo oficial de seu mandato. Biden, como novo presidente dos EUA, tem o poder sobre a Força Nacional e pode então utilizá-la contra Trump.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes