Entenda porque Índia voltou atrás na venda de vacinas ao Brasil

Bolsonaro afirma que avião que buscaria vacinas na Índia pode atrasar até três dias, e culpa “pressões políticas” do país asiático

Estava prevista para a noite desta sexta-feira (15) a saída de um avião de Recife, em direção a Mumbai, na Índia, para a busca de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, negociadas entre o Ministério da Saúde e o laboratório indiano Serum. Segundo a fala mais recente do presidente Jair Bolsonaro, avião que buscaria vacinas na Índia pode atrasar até três dias, e culpa "pressões políticas" do país asiático

 

"Foi tudo acertado para disponibilizar 2 milhões de doses. Só que hoje, neste exato momento, está começando a vacinação na Índia. É um país com 1,3 bilhão de habitantes. Então, resolveu-se — aí não foi decisão nossa — atrasar um ou dois dias, até que o povo comece a ser vacinado lá. Lá também tem as pressões políticas de um lado e de outro. Isso daí, no meu entender, daqui a dois, três dias, no máximo, nosso avião vai partir e vai trazer esses 2 milhões de vacinas para cá", declarou Bolsonaro.

 

O que autoridades da Índia falam sobre a busca de vacinas?

 

O porta-voz do Ministério das Relações Exteriores da Índia, Anurag Srivastava afirmou nesta quarta-feira (14) que no momento, é “muito cedo” para falar sobre exportação de vacinas para outros países. Em missão coordenada pelo Ministério da Saúde, um avião que deve sair do Brasil nesta sexta-feira (15), rumo à Índia, para a busca de 2 milhões de doses da vacina de Oxford/AstraZeneca, produzidas no país asiático pelo laboratório Serum.

 

Segundo o porta-voz indiano, a campanha de vacinação na Índia está apenas começando e ainda é muito cedo para dar uma resposta sobre a distribuição para outros países por questões de cronogramas de produção e entrega: “Vamos tomar decisões sobre isso eventualmente, mas deve levar um tempo”.

 

De acordo com o jornal local The India Times, autoridades do país asiático disseram que o envio das doses para o Brasil seria adiado por alguns dias devido a “questões logísticas”. A Índia tem 1,3 bilhão de habitantes e começará a campanha de vacinação neste sábado (16), considerada por autoridades como “a maior campanha de vacinação do mundo”.

 

O governo brasileiro conta com estas doses para o início da campanha de vacinação contra a COVID-19, que segundo o Ministro da Saúde Eduardo Pazuello, deve ser iniciada no dia 20 de janeiro após a autorização de uso emergencial da Anvisa.

 

 

Em declaração nesta sexta-feira (15), o presidente Jair Bolsonaro afirmou que o atraso da saída do avião designado para a busca dos vacinas na Índia deve levar até três dias. Em entrevista à TV Bandeirantes, Bolsonaro afirmou que “pressões políticas” no país asiático retardaram a partida da aeronave brasileira.

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes