TSE permite o impulsionamento de conteúdo na campanha eleitoral

Jilmar Tatto foi absolvido da acusação de propaganda irregular pelo TSE. O impulsionamento de conteúdo é permitido em casos semelhantes.

O impusionamento de informações em massa é uma estratégia eleitoral de divulgação de candidatura e até mesmo notícias falsas. Esse tipo de mecanismo durante as eleições é crime desde 2019, sob pena de multa.

No entanto, o TSE permitiu a propaganda eleitoral de candidatos usando o nome de adversário para autopromoção, desde que o impusionamento seja pago pelo candidato. Sendo assim, não há violações na legislação eleitoral.

A saber, o questionamento da legalidade ou não do impulsionamento de material político voltou à tona, após a decisão do TSE de anular a multa de R$ 10 mil à Jilmar Tatto. O candidato ao Senado em 2018, promoveu conteúdo de sua campanha utilizando o nome de Ricardo Tripoli, candidato adversário.

O que é impulsionamento de conteúdo?

O impulsionamento de conteúdo é uma ferramenta de disseminação de notícias, bem como propaganda em redes sociais. Sendo assim, é um mecanismo de divulgação para alcançar o máximo de pessoas que possuem algum interesse em determinado assunto. Por isso, é vantajoso do ponto de vista de marketing. Além disso, pode promover candidatos, partidos ou coligações, no caso das eleições.

Caso Jilmar Tatto

Sessão do tse no caso jilmar tatto
Foto:reprodução/tse

Os ministros do TSE permitiram o impulsionamento de conteúdo em nome de outro candidato. Dessa forma, o mecanismo estratégico não é passível de multas.

No caso Jilmar Tatto, o então candidato a senador redirecionou links de páginas do adversário Ricardo Tripoli, a fim de se autopromover, durante a campanha eleitoral de 2018. O impulsionamento de conteúdo aconteceu pela plataforma Google, da seguinte maneira: o cidadão interessado em saber mais sobre a candidatura de Tripoli usando o mecanismo de pesquisa da empresa obtinha como resultado páginas convite para Jilmar Tatto.

Por fim, o julgamento do caso aconteceu nesta quinta-feira (8), em sessão plenária on-line do TSE. Sendo assim, a maioria de votos (5X2) decidiu a absolvição de Tatto, e concedeu a permissão ao impulsionamento de conteúdo em nome de adversários. Além disso, anulou-se a multa de R$ 10 mil, prevista pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo (TRE-SP).

Eleições 2020: cobertura completa

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes