Ame ou odeie: veja quais são os benefícios da uva passas

Chega fim de ano e ela é a atração dos pratos das ceias. Amada por uns, odiada por outros. Mas, você conhece os benefícios da uva passas?

Queridinha por uns e odiada por outros. Amando ou odiando, a uva passas já se tornou uma tradição nos pratos de fim de ano dos brasileiros. Além dela dividir opiniões e, muitas vezes, agradar pequenos paladares, a iguaria pode ser considerada bem nutritiva. Você conhece os benefícios da uva passas?

Benefícios da uva passas

A uva passas é uma fruta, seca ou desidratada, rica em nutrientes, fibras e compostos bioativos, que além de super saborosa pode agregar diversos benefícios ao corpo e saúde. Ela é antioxidante, anti-inflamatória, anticancerígena e ainda ajuda na digestão.

Outros benefícios da uva passas está em proteger os olhos e possuir uma excelente fonte de energia. Porém os principais benefícios são:

  • Previne a prisão de ventre
  • Melhora a saúde dos ossos
  • Elimina radicais livres
  • Previne a anemia
  • Protege a saúde do coração

Rica em vitamina B

Rica em vitamina B, a uva passas contém ferro e é indicada também, por exemplo, para prevenção da anemia. Ela conta ainda com cobre, estimulante natural para a produção contínua de células vermelhas e tem arginina, que é um aminoácido importante para a libido.

Ela ajuda também no fortalecimento do corpo contra fraquezas e mal estar.

Elas podem ser consumidas cruas ou em diversos pratos e podem variar de coloração, de acordo com o seu tipo. As mais comuns são as amarelas, as marrom e as roxas.

Possui um sabor doce, devido ao seu alto conteúdo em fructose e glucose. No processo de secagem, as uvas são espalhadas por esteiras e colocadas ao sol, de duas a três semanas, dependendo do calor.

Por terem um teor doce, a uvas passas podem ser usadas, por exemplo, como adoçante natural. Especialistas recomendam substituir o açúcar por ela em chás, sucos e até vitaminas. Quem a consome diariamente pode estar assegurado de bens feitorias para a própria saúde.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes