Brasil terá 354 milhões de doses de vacinas em 2021, diz ministro

Eduardo Pazuelllo garantiu, em pronunciamento, que o país vai receber doses de vacinas para toda a população brasileira ainda em 2020.

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, afirmou ontem (6), em pronunciamento em rede nacional de rádio e TV, que o Brasil tem asseguradas, para este ano, 354 milhões de doses de vacinas contra a covid-19. Mesmo que o país ainda não tenha aprovado a vacinação por meio de nenhum imunizante, o ministro garantiu que o Brasil tem condições de começar a imunização ainda neste mês.

Vacinas Brasil

Em seu pronunciamento, Pazuello afirmou que o Brasil já tem disponíveis cerca de 60 milhões de seringas e agulhas nos estados e municípios, o que seria suficiente para começar a vacinação em janeiro.

Das 354 milhões de doses, 254 milhões são da Fiocruz em parceria com a AstraZeneca e outras 100 são milhões pelo Instituto Butantan em parceria com a chinesa Sinovac. Mas Pazuello ressaltou que há também negociações com outros laboratórios em curso. Pazuello também informou que o ministério está em processo de negociação com os laboratórios Gamaleya, da Rússia, Janssen, Pfizer e Moderna, dos Estados Unidos, e Barat Biotech, da Índia.

"Hoje, o Ministério da Saúde está preparado e estruturado em termos financeiros, organizacionais e logísticos para executar o Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação contra a Covid-19", disse Pazuello em pronunciamento.

Apesar de assegurar que todos os estados e municípios receberão a vacina, Pazuello reforçou que a vacina não será obrigatória.

Medida provisória

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) assinou uma medida provisória que prevê que Ministério da Saúde será o responsável por coordenar a execução do Plano Nacional de Operacionalização de Vacinação contra a Covid-19.

Também libera contratação de vacinas e de insumos, antes do registro sanitário ou da autorização temporária de uso emergencial pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes