Butantan oficializa uso emergencial da CoronaVac à Anvisa

O Instituto Butantan formalizou nesta sexta, o pedido de uso emergencial da Coronavac. Veja o que a Anvisa deve fazer

O Intituto Butantan oficializou às 9h34 desta sexta-feira (08) o pedido de uso emergencial da vacina contra a Covid-19, CoronaVac, à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. A Coronavac é a vacina importada do laboratório chinês, Sinovac e está sendo fabricada no Brasil pelo instituto.

O que a Anvisa deve fazer?

Logo após a formalização do pedido de uso emergencial da vacina contra a Covid-19, feita pelo Butantan, a Anvisa tem 10 dias úteis para análise, porem, nas próximas 24 horas, a agência tem que analisar a triagem das informações obtidas no pedido do Butantan. Caso falte alguma informação importante, o órgão pode pausar o prazo e solicitar o que está faltando ao laboratório, no caso, ao Instituto Butantan.

Segundo a Anvisa, foi feito apenas o pedido para uso emergencial. O Butantan não solicitou o registro da vacina, que é uma autorização definitiva para imunização em massa e comercialização com bula.

Se a Coronavac for aprovada, o que acontece?

Se a vacina chinesa produzida no Brasil, Coronava for aprovada, o uso emergencial da vacinação conta a Covid-19 permite a imunização de grupos de risco como idosos e profissionais da saúde.

Conforme divulgado no DCI, o Butantan disse que a eficácia da vacina é de 78%. Há expectativa de que a Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz também faça hoje um pedido de uso emergencial da vacina de Oxford/Astrazeneca.

O Brasil registrou hoje, mais de 200 mil óbitos pela Covid-19. Laboratórios negociam a vacina com o governo federal porem, a imunização na população só será realizada mediante aprovação da Anvisa. O Ministério da Saúde informou que comprou a 100 milhões de doses da Coronavac - 46 milhões até abril e 54 milhões até o fim de 2021, mas, até o momento, o governo federal ainda não definiu uma data para início da imunização no país.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes