Cartão Nacional de Saúde: saiba para que serve e como emitir

O Sistema Único de Saúde oferece assistência médica e serviços de saúde de forma gratuita.

Como você deve saber, o Brasil fornece atendimento médico gratuito para todo e qualquer cidadão brasileiro através do Sistema Único de Saúde. Mas para isso, é preciso ter o Cartão Nacional de Saúde.

 

O que é o Cartão Nacional de Saúde?

O Cartão Nacional de Saúde, popularmente conhecido como "Carteirinha do SUS", é um documento emitido pelo Governo Federal, criado para unificar o Sistema Único de Saúde, permitindo aos cidadãos brasileiros o acesso à saúde de forma gratuita em qualquer lugar do país.

Além disso, o Cartão é utilizado como um banco de dados do paciente, contendo os registros de atendimentos e procedimentos realizados anteriormente. Assim, são cadastradas as consultas, unidades de atendimento, medicamentos prescritos e quais serviços do SUS foram disponibilizados para aquele indivíduo.

Por isso, é muito importante possuir o Cartão Nacional de Saúde. Somente com ele você pode garantir o acesso à rede pública de saúde e seus serviços gratuitos. Ainda, é válido ressaltar que o atendimento não emergencial só é realizado com a apresentação do cartão. Este, por sua vez, também pode ser utilizado em clínicas privadas conveniadas ao SUS.

 

Para que serve o Cartão Nacional de Saúde?

De fato, o Cartão Nacional de Saúde possibilita a você, o acesso a diversos benefícios em assistência e promoção da saúde. Confira alguns serviços prestados pelo SUS:

  • Programa Farmácia Popular;
  • Sistema Nacional de Doação e Transplante de órgãos;
  • Rede de atenção Psicossocial;
  • Prevenção e Controle de HIV/AIDS;
  • Programa Nacional de Imunização;
  • Serviços de atendimento móvel de emergência (SAMU);
  • Programa Mais Médicos;

 

Como emitir o Cartão Nacional de Saúde?

Para fazer o seu Cartão Nacional do SUS, você deve ir na Secretaria Municipal de Saúde de seu município ou em uma Unidade Básica de Saúde de seu bairro. Para o cadastro, leve RG, CPF, Certidão de Nascimento ou Certidão de Casamento e o número do PIS/PASEP.

Em seguida, seu cartão será impresso já com suas informações e o número nacional de identificação. Assim, já é possível realizar o atendimento em qualquer unidade e serviço do SUS em todo o país.

Além disso, você pode realizar um pré-cadastro do cartão do SUS online.

 

Pré- Cadastro Online

Para agilizar o processo de cadastro e evitar filas, você pode realizar um pré-cadastro online no Portal do Cidadão, solicitando o seu Cartão Nacional de Saúde. Se você não sabe como fazer o procedimento, siga essas instruções:

Primeiro acesse o site do Portal do Cidadão. Em seguida, preencha os campos de Nome Completo, CPF, Nome da Mãe, Data de nascimento, e município de nascimento.Depois, marque a caixinha anti-robô e confirme. Após o preenchimento, será gerado um protocolo de cadastro. Imprima!

Por fim, leve o protocolo em uma unidade de saúde para ser validada junto ao operador.

Pronto! Feito isso, você já tem a solicitação para seu cartão físico. Até ele não chegar você pode usar o protocolo para atendimentos.

 

Como emitir a 2ª Via do Cartão Nacional de Saúde

Perdeu o seu Cartão Nacional de Saúde? Não tem problema, você pode tirar a 2ª Via de forma rápida e prática! Entretanto, é preciso que você vá até uma unidade básica de saúde e solicite a segunda via.

Contudo, é preciso levar seus documentos pessoais! Além disso, também é possível fazer a solicitação pelo site.

 

Aplicativo DigiSUS: o Cartão Virtual do SUS

Embora as as opções para emitir o cartão nacional de saúde, sejam inúmeras, você ainda pode ter ele em seu telefone. Parece mentira né? Mas com as tecnologias, tudo ficou muito mais fácil!

 

Cartão nacional de saúde
Imagem: reprodução

Pensando em melhorar a facilidade, o Ministério da Saúde lançou em 2015, um aplicativo que permite você tenha acesso à todas informações de cadastro no sistema do SUS pelo seu celular. Não é demais?

Dessa forma, você consegue monitorar atendimentos e colocar informações mais precisas sobre a sua saúde. Por exemplo, você pode informar seu tipo sanguíneo, alergias e medicamentos que você usa. Além disso, você poder adicionar contatos de emergência, caso algo aconteça com você.

Para utilizar o aplicativo, é bastante simples, você precisa baixar o aplicativo no seu celular. Acompanhe o passo-a-passo a seguir:

  1. Procure na lojinha por "Meu DigiSUS".
  2. Clique em baixar.
  3. Clique em instalar.
  4. Faça seu login com o número do cartão e a senha do Portal do Cidadão;
  5. Está feito!

Desse modo, você pode utilizar a versão virtual em suas consultas ao invés do impresso, tendo ele em qualquer lugar a um toque de distância. Fácil!

Agora que você já sabe para que serve e como emitir seu Cartão Nacional de Saúde, compartilhe essa matéria para outras pessoas!

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes