Como fazer cirurgia plástica pelo SUS: Saiba quem pode e como ter direito

Casos de deformidade e doenças que afetam a funcionalidade do corpo, além de gerar traumas psicológicos, podem receber o tratamento gratuitamente. Saiba quais casos podem receber o benefício e como fazer cirurgia plástica pelo SUS passo a passo.

O mundo é obcecado pela beleza. Ano a ano, aumenta a realização número de procedimentos estéticos e também as técnicas oferecidas para interferir na aparência. Por isso, muitas vezes a cirurgia plástica é vista como uma área superficial da medicina. Mas a verdade é que ela pode transformar a vida de pessoas que sofrem com algumas condições que não as permitem levar uma vida normal. Nesses casos, há opções gratuitas, como fazer cirurgia plástica pelo SUS.

Existem duas abordagens para a cirurgia plástica. Ou ela é estética, ou é reparadora. Quando é estética, busca realizar melhoras na aparência. Já a reparadora corrige deformações, defeitos de nascença ou adquiridos ao longo da vida. Muitas cirurgias e procedimentos estéticos sejam feitos na maioria dos casos sem necessidade médica. Mas outras são utilizadas no resgate da qualidade de vida de muitas pessoas. É por isso que é possível encontrar recursos como fazer a cirurgia plástica pelo SUS.

 

A cirurgia plástica no Brasil

O Brasil é o campeão no mundo em número de cirurgias plásticas estéticas. É que comprova uma pesquisa divulgada pela Sociedade Internacional de Cirurgia Plástica Estética (ISAPS). Até o fim de 2018, há registro de mais de 1 milhão 498 mil cirurgias plásticas estéticas em nosso país. Ainda, feitos mais de 969 mil procedimentos estéticos não-cirúrgicos.

De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), o número de procedimentos estéticos corresponde a 60% dos casos, aproximadamente. Cirurgias reparadoras, por sua vez, configuram cerca de 40%.

Enquanto entre as cirurgias estéticas a maior procura é por aumento de mamas, lipoaspiração e abdominoplastia; as cirurgias reparadoras tem maior número em retirada de tumores cutâneos e pós obesidade e revisão de cicatrizes.

 

Por que o SUS oferece a cirurgia plástica

O SUS (Sistema Único de Saúde) entende que existem casos onde a cirurgia plástica é tão necessária quanto qualquer outro tipo de intervenção cirúrgica.  Nesses casos, as cirurgias procuram aprimorar ou recuperar as funções, e ainda restabelecer a forma mais próxima possível do normal.

Algumas pessoas tem direitos como fazer cirurgia plástica pelo sus
Imagem: reprodução / pinterest

 

É o caso de quem tem deformidades de nascença, ou traumas físicos e psicológicos, alterações do desenvolvimento, passou por acidentes ou tem sequelas de um câncer... Ainda, quando existe perda funcional parcial ou total de alguma parte do corpo.

Se você está se perguntando como fazer cirurgia plástica pelo SUS, é importante saber que os critérios para realizar a cirurgia variam. Eles incluem não apenas fatores físicos – mas psicológicos também. Isso porque algumas deformidades não afetam de maneira funcional. Entretanto, podem causar traumas que se convertem em problemas sociais e emocionais, por exemplo.

 

Quais cirurgias plásticas o SUS cobre?

A otoplastia é uma das cirurgias plásticas cobertas pelo sus
Imagem: reprodução / pinterest

Cirurgia de Fenda Palatina

Cobre a cirurgia para quem é tem o problema genético que causa deformação na região da boca e do nariz.

Cirurgia plástica pelo SUS: Lábio Leporino

Na sequência, outra cirurgia comum. Ela reconstrói a área afetada pelo problema genético que pode atingir até os dentes e também a gengiva.

Otoplastia

Em terceiro lugar, a cirurgia de reparação nas orelhas. Nos casos em que são muito afastadas e geram traumas de ordem psicológicas na pessoa.

 

Cirurgia plástica pelo SUS:  Gigantomastia

Feita nos casos em que o tamanho das mamas ultrapassam os volumes convencionais.

 

Cirurgia de Ginecomastia

Para homens que têm hipertrofia das mamas, com tamanho fora do parâmetro normal.

 

Implante de Silicone e Reconstrução da Mama

Na sequência, mais uma cirurgia muito procurada. Isso porque ela é feita para mulheres que retiraram o seio ou parte dele por conta do câncer.

 

Abdominoplastia

Essa cirurgia, em quase todas as vezes se torna necessária, após a gastroplastia. Pois a abdominoplastia consiste na remoção cirúrgica do excesso de pele abdominal.

 

Cirurgia plástica reparadora para lipodistrofia do portador HIV

Os portadores do vírus podem passar por acúmulos ou redução de gordura pelo corpo em níveis anormais.

 

Tratamentos de pele

Para pessoas que sofreram queimaduras;

 

Rinoplastia Reparadora

Em casos de traumas, deformidades e desvio de septo, por exemplo.

 

Cirurgia de Redesignação Sexual

Para homens e mulheres que não se identificam com o gênero que nasceram biologicamente.

Reparo de lesões causadas por violência doméstica

Por último, infelizmente, o Brasil tem dados alarmantes de violência contra mulheres. A cada 5 minutos, uma mulher é vítima de agressão.

Por isso, o SUS procura ajudar as mulheres que foram agredidas por seus ex, ou atuais parceiros. As cirurgias que o sistema oferece são cirurgia plástica reparadora e reconstrutiva, tratamento de queimados e outras.

 

Esses são alguns procedimentos, de forma geral. Mas é importante que você busque o SUS do seu município e apresente a sua necessidade. Assim, você pode ter uma noção mais realista sobre o tratamento indicado no seu caso.

 

Como fazer cirurgia plástica pelo SUS?

Avaliação física e psicológica para a cirurgia plástica
Imagem: reprodução / pexels

Se você acredita que tem alguma necessidade que merece tratamento por meio de cirurgia plástica, pode solicitá-la ao SUS. Para isso, é preciso:

  • Primeiramente, se consultar em um Posto de Saúde e conversar com o médico para que ele avalie seu caso.
  • Se o seu diagnóstico for favorável à solicitação de cirurgia, então o segundo passo é ir até a Secretaria de Saúde da sua cidade. Lá, você vai se informar sobre os hospitais que realizam o procedimento. Nem sempre será na mesma cidade onde você mora, mas redirecionarão você à opção mais próxima.
  • Ademais, talvez você precise receber a visita de uma assistente social. Isso é necessário para comprovar que você realmente não tem condições de pagar a cirurgia.
  • Não raro, outra etapa, em muitos casos, é a avaliação psicológica. Um profissional vai avaliar se você está em condições emocionais de fazer o procedimento. Também vai também informar as ocorrências que podem surgir depois do procedimento.
  • Enfim, o último passo é: esperar. Mesmo que não sejam tão divulgados, benefícios como fazer cirurgia plástica pelo SUS costumam ter uma fila de espera bem grande. No entanto, tenha em mente que se você tiver paciência e condições de esperar, poderá desfrutar do seu direito de receber o tratamento gratuitamente. Assim, poderá reestabelecer a sua qualidade de vida e aproveitar o prazer de uma autoestima mais elevada.

Fontes: Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e Ministério da Saúde.

Você pode gostar também
12 Comentários
  1. Avatar de a a maria correia araujo
    A a Maria Correia araujo Diz

    Eu tenho um problema sério na coluna por causas das mamas que são muito grande como faço pra fazer uma cirurgia pelo sus

    1. Avatar de danielle
      Danielle Diz

      Estou querendo muito fazer uma cirurgia para redução de medidas, aumento mamário e não sabia que tem como fazer pelo SUS…

      1. Avatar de gardênia
        Gardênia Diz

        Estou na fila pra fazer uma remoção de visícula há mais de 7anos pelos SUS será que ainda demora pra chegar minha vez?????

    2. Avatar de juliana
      Juliana Diz

      No meu caso. Preciso fazer a colocação de implante mamário. Uma mama é menor que a outra. Ficou assim depois da minha segunda filha. É bem visível a diferença e isso me encomoda muito.

      1. Avatar de rosane machado de oliveira

        Gostaria muito de fazer redução da mama pois são muito grandes e me dói muito minha coluna e isso me encomoda muito

    3. Avatar de jô liima
      Jô liima Diz

      E eu que so tenho 18 anos e sofro com fortes dores nos seios nas costas meu deus as vezes sinto até vergonha de sair de casa por causa do tamanho do meus seios

  2. Avatar de bruna regina da silva bezerra
    Bruna Regina da Silva Bezerra Diz

    Tenho o osso do nariz desviado bem torto mesmo por uma agressão de um ex meu quebrou meu nariz sinto até incômodo pra respira além da minha alto estima desfomou meu rosto queria tanto concertar isso 🙏

  3. Avatar de aiziane
    Aiziane Diz

    Como faço tenho muita pele no meu braço,sinto fortes dores podia fazer outro pedir pra fazer outro tipo como barriga mas estou querendo pro meu braço sinto muita dor mim ajudem quem puder agradeço.

    1. Avatar de eldilene ripardo pereira
      ELDILENE RIPARDO PEREIRA Diz

      Tenho os seios grandes e flacidos Sinto dores nas costas e ombros meu sonho é fazer a redução porém Nao Tenho condições financeiras enquanto isso venho sofrendo c dores a mais de 20 anos

    2. Avatar de joana
      Joana Diz

      Fiquei vários anos a espera (fila)reconstrução da mama pelo sus até que desisti pois último contato que tive foi que meu nome não estava mais na lista.Me desanimei até hj.Queria aliás preciso fazer.

  4. Avatar de aline lopes de araujo
    Aline Lopes de Araujo Diz

    Olá gostaria de saber se SUS funciona para todos?
    Porque estou esperando ser chamada para fazer um mamoplastia já tem 16 ano! Meu endereço e telefone é o mesmo nunca mudei. sinto forte dor na coluna fico muito triste quando vou no hospital do HRAN, só passar pela triagem na esperança de fazer a cirurgia e nada sempre assim. agora estou esperando para fazer outra cirurgia de hérnia também nada no mesmo hospital do HRAN 😔

  5. Avatar de douglas dantas
    Douglas Dantas Diz

    Olá , eu já entrei na fila do SUS para fazer uma operação de correção nasal , eu tenho desvio septo de um lado e carne esponjosa do outro , é horrível , vive entupido e dias secos respirar é terrível
    Mas como mudei de cidade não consegui fazer remarcar a cirurgia 😔

    E também preciso fazer uma buchectomia , tem problemas pra mastigar os alimentos e a maioria das vezes acabo machucando muito a bochecha
    Enfim , será que consigo marcar os 2 processos cirúrgicos ?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes