Confira 7 dicas para reduzir o consumo de açúcar

Diminuir a ingestão do produto traz benefícios à saúde.

Reduzir o consumo de açúcar é uma das metas comuns ao se iniciar um ano. De maneira geral, o brasileiro tende a ingerir cerca de três vezes a quantidade limite de 25 g. Em 2021, quer investir em autocuidado consciente para melhorar a saúde? Listamos sete dicas.

Como reduzir o consumo de açúcar?

Segundo a nutricionista Nayara Miranda, da Medicina Preventiva da Unimed Fortaleza, os benefícios de diminuir a quantidade do produto é possibilidade de perda de peso, menor risco de doenças cardiovasculares, regulação do apetite, melhora no paladar e favorecimento da redução da ansiedade.

Alguns hábitos podem ajudar a reduzir o consumo de açúcar. Mas lembre-se que o acompanhamento de um nutricionista ou nutrólogo leva a uma orientação individualizada, evitando erros e respeitando seu organismo. Confira:

1 - Não seja radical

Cortar todo o açúcar da dieta não é o melhor caminho. Restrições severas podem levar ao perigo de uma compulsão alimentar. A falta de outros carboidratos também pode gerar mais vontade de ingerir doces. Portanto, invista em redução gradual.

2 - Evite refrigerante

Imagem mostra copo de refrigerante tipo cola
(foto: pixabay)

Refrigerantes contam com quantidade considerável de açúcar. Uma lata de 350 ml de Coca-Cola, por exemplo, tem 37 gramas, o que equivale a 7 colheres e meia de chá (5 gramas cada). Para matar a sede, prefira água e sucos naturais diluídos.

3 - Troque doces por frutas na sobremesa

Resista à tentação de comer tortas e bolos na sobremesa para reduzir o consumo de açúcar. Substitua as iguarias por frutas para uma refeição mais saudável. Algumas delas ainda têm compostos que ajudam na digestão, como o abacaxi e o mamão.

4 - Acostume o paladar para reduzir consumo de açúcar

Se você usa muito açúcar no café e outras bebidas, que tal reduzir a quantidade aos poucos? Assim, abre espaço para ir se acostumando ao sabor real da iguaria, passando a apreciá-lo.

5 - Reduza alimentos industrializados

"Cuidado com o excesso no consumo de alimentos ultraprocessados e processados. Alimentos industrializados, tendem a ter quantidades grandes de açúcar. Dê preferência então, a alimentos e preparações in natura ou minimamente processados", recomenda o site da Unimed Fortaleza.

6 - Fique atento aos rótulos para reduzir consumo de açúcar

Na hora de comprar alimentos, crie o hábito de verificar a tabela nutricional disponível no rótulo. "Um produto com 5 gramas de açúcar por cada 100 gramas é considerado com baixo teor de açúcar", informa o site da Vitalmed.

7 - Dê preferência para refeições feitas em casa

Mesmo em restaurante com preparo aparentemente mais caseiro, não é possível saber quais alimentos levam açúcar e nem a quantidade. O molho da salada, por exemplo, pode trazer o item na composição e você nem imaginar. Quando você mesmo cozinha, tem controle do que vai na receita. Dê preferência por temperos e alimentos naturais.

Chá para aumentar a imunidade: conheça as principais receitas caseiras

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes