Déficit calórico é a fórmula para perder peso de forma saudável

Entenda como funciona a conta do déficit calórico e por que ele é importante para quem quer emagrecer. 

No universo das finanças pessoais, a regra de ouro é gastar menos do que se ganha. Mas, quando o assunto é emagrecer, a história é bem diferente. No caso, a ideia é gastar mais do que se consome. E é esse processo que recebe o nome de déficit calórico.

Para entender, de fato, como ele funciona, é preciso lembrar que cada pessoa tem uma necessidade  calórica específica. Afinal, diariamente o corpo desempenha funções vitais mesmo em repouso, como a respiração e os batimentos cardíacos. Essa taxa se chama metabolismo basal. Além disso, realiza atividades extras, tanto no trabalho quanto no lazer. E quem fornece combustível para tudo isso? Pois é, são as calorias.

Como resultado, temos uma questão matemática que é o balanço energético (aliás, é daí que sai o déficit calórico). Essa é a conta que fazemos entre a quantidade de energia que o organismo demanda e as calorias ingeridas na alimentação.

Quando ele é neutro o ponteiro da balança se mantém estável. Por outro lado, se o balanço é positivo, ou seja, entram mais calorias do que se gasta, há aumento de peso. Mas no déficit calórico – ou balanço energético negativo – ocorre o inverso. Ao queimar mais calorias do que consome, você emagrece.

 

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Como funciona o déficit calórico?

déficit calórico
Imagem: reprodução / Unsplash

 

De acordo com a nutricionista Vanessa Prezzi Brum, o déficit calórico é o grande objetivo das dietas. Seja a Sirtfood, da Nasa ou qualquer outra. “Mas o cálculo é composto por outros fatores também. Isso inclui metabolismo basal, sexo, peso, altura, atividades do dia a dia e exercício físico.”

Além disso, quando se trata da alimentação, é importante dizer que não é apenas uma questão de diminuir quantidades. Isso porque o segredo está, na verdade, na qualidade do que se consome. “Alimentos processados, com excesso de gordura e açúcar, estão associados a altos níveis inflamatórios. E também a doenças crônicas decorrentes do excesso de peso. Por isso, prefira alimentos in natura para um déficit calórico saudável”, alerta Vanessa.

 

Então, como emagrecer de forma saudável?

como emagrecer com saúde
Imagem: reprodução / Pinterest

 

A nutróloga Marcella Garcez informa que, de modo geral, uma redução de 300 a 1.000 calorias por dia é suficiente para eliminar de 500 g a 1 kg por semana. “Isso, claro, depende de todos os fatores citados e da prática de atividade física.”

Ademais, para potencializar os efeitos do déficit calórico, é essencial investir em alimentos que dão maior saciedade. “Cereais integrais, feijões, lentilha, carnes magras. E ainda boas fontes de gordura, como castanhas, nozes, azeite de oliva e abacate”, lista Vanessa. Reforce também os nutrientes ao variar os tipos de frutas, verduras e legumes.

“Planejamento alimentar, leitura de rótulos dos produtos, boas escolhas e atividades físicas. Com isso você pode acelerar a perda de peso e se manter saudável”, conclui Marcella.

Fontes
Vanessa Prezzi Brum, nutricionista que atende pela OnDoctor por meio da telemedicina. Marcella Garcez, nutróloga e mestre em Ciências da Saúde.

 

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