Conheça 5 mitos sobre a caspa e saiba como se livrar do problema

Um dos sintomas da caspa é a coceira.  Justamente por isso, muitas pessoas acreditam que a inflamação é causada por falta de higiene e isso não é verdade. Mas afinal, você conhece todas as mentiras que giram em torno da caspa?

Todos os dias as células do couro cabeludo são renovadas. No entanto, em um dado momento essa substituição irrita a pele - o que faz com que  aqueles “flocos brancos” no cabelo apareçam. Extremamente inconvenientes, as caspas  podem ter um efeito ainda mais desconfortável: coceiras.  Justamente por isso, muitas pessoas acreditam que a inflamação é causada por falta de higiene e isso não é verdade. Mas afinal, você conhece todas as mentiras que giram em torno da caspa?

Caso não conheça, não se preocupe! O jornal DCI te ajuda a entender mais sobre a inflamação e ainda lista os principais mitos e verdades sobre a dermatite.

O que é e o que causa a caspa?

A caspa é o nome dado à descamação que surge nos quadros de dermatite seborreica e atinge homens e mulheres em todo o mundo. Os principais sintomas são: coceira, irritação no couro cabeludo e descamação.  De acordo com a Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) a causa não é totalmente conhecida, e a inflamação pode ter origem genética ou ser desencadeada por agentes externos, como alergias, situações de fadiga, estresse emocional, baixa temperatura, álcool, medicamentos e excesso de oleosidade.

5 mitos comuns sobre a caspa

O cabelo dos homens e um close up da vista superior homem de cabelos arca cabelos grisalhos e caspa 152404 5551
(foto: freepick)

1 - A caspa só se propaga no cabelo

Este é um mito porque, é um tipo de dermatite que pode surgir em várias partes do corpo. Principalmente, nas regiões que tendem a ser mais oleosas. Então além do couro cabeludo, as sobrancelhas, pálpebras, vincos do nariz, lábios, atrás e dentro da orelhas e até o tórax, axilas e virilhas estão sujeitos à inflamação.

2 - Cabelos escuros têm mais caspa

Apesar de parecer que os cabelos escuros carregam mais caspa do que os claros, a inflamação não escolhe nem cor nem tipo de cabelo. O que acontece é que, na verdade os flocos brancos se destacam por contraste no cabelo escuro.

3 - Não lavar o cabelo resulta em caspa

Sem dúvidas, a falta de higiene ocasiona a caspa. No entanto, apesar da oleosidade da pele propiciar a proliferação da dermatite, este não é o fator causador do problema.

4 - Vinagre cura?

Para o dermatologista Tiago Silveira, não existem medicamentos caseiros eficientes e seguros para a caspa. E quanto ao vinagre, também não há benefício. “A automedicação é sempre prejudicial. O vinagre por ser muito ácido pode irritar a pele. Além disso, é preciso um diagnóstico profissional para avaliar caso a caso”, explica.

5 - É contagiosa, mas tem cura

Este é um mito porque de acordo com a SBD, a doença não é contagiosa e não é causada por falta de higiene. No entanto, é um problema crônico, ou seja, não tem cura,  mas oscila com períodos de melhora e piora dos sintomas. Mas não se preocupe, existem diversos tratamentos por meio do  uso de dermocosméticos e outros medicamentos.

Quais são os aliados do tratamento?

Shampoos para caspa -Nem todos os shampoos são iguais. Existem produtos exatamente pensados para ajudar com essa dermatite e são de venda livre. Então busque por shampoos anticaspa  que contenham alcatrão, selênio, enxofre, zinco e antifúngicos e inicie um tratamento contínuo.

Produtos transparentes - Outra dica dos dermatologistas para aliviar a caspa é optar por  produtos transparentes. Óleos, tônicos e loções para serem usadas antes do banho também são essenciais para equilibrar os nutrientes da raiz. Na dúvida, consulte um médico para ajudar nessa escolha;

Resista à vontade de coçar o couro cabeludo - A coceira é inicialmente causada pela irritação da caspa, mas ao insistir em mexer nas madeixas, a inflamação aumenta e leva a um ciclo vicioso. Evite também produtos capilares que aumentem essa irritação  como géis e sprays;

 

Como evitar o problema?

  • Além do uso dos shampoos anticaspa e da lavagem frequente dos fios, evite usar água muito quente para lavar o couro cabeludo;
  • Não aplique condicionador e máscaras de hidratação na raiz do cabelo;
  • Evite dormir com os cabelos molhados ou úmidos;
  • O uso frequente de chapéus e bonés também é perigoso. Busque deixar seu couro cabeludo “respirar”;
  • Use roupas que não retenham o suor. Principalmente os tecidos sintéticos, são contraindicados para quem tem tendência à dermatite seborreica;
  • Pense antes de fazer procedimentos químicos no cabelo como tinturas e progressivas. Isso porque, esses processos aceleram a descamação das células capilares.
Atenção: Normalmente, as caspas não causam grandes problemas e podem ser tratados de maneira eficaz com os shampoos anticaspa. Contudo, consulte um médico se o problema persistir, pois só um especialista poderá indicar um tratamento adequado. Existem outras doenças ligadas à caspa como psoríase, obesidade, tensão emocional, diabetes, tensões emocionais e artrite psoriásica.

Especialista: Tiago Silveira é  especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia e MEC. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes