Datafolha: 74% das pessoas não irão se reunir com pessoas fora de casa

A pesquisa foi feita entre os dias 8 e 10 de dezembro e ouviu 2.016 pessoas

Com a chegada do fim de ano, é comum a reunião entre parentes e amigos nas festas Natal e Ano Novo. Este ano, porém, devido à pandemia do coronavírus, o cenário pode ser outro.  Uma pesquisa realizada pelo Datafolha revela que 76% dos brasileiros não irão se reunir com pessoas que não vivam na mesma casa durante as festividades.

Os dados foram colhidos pelo Datafolha por telefone celular entre os dias 8 e 10 de dezembro e ouviu 2.016 pessoas em regiões e estados. A margem de erro é de dois pontos percentuais. 

Pai de Márcio Garcia morre de Covid-19; veja declaração do ator

Datafolha: veja o resultado por perfil dos entrevistados

De acordo com o Datafolha, o número de pessoas que disseram que não vão se reunir nas festas de fim de ano ficou assim:

    78% das mulheres disseram que não irão se reunir com pessoas de fora;  70% dos homens disseram que não irão se reunir com pessoas de fora. 

Entre os eleitores do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que durante a pandemia deu várias declarações contra as medidas sanitárias e de isolamento, o número também foi grande. A maioria (69%) não vai encontrar com pessoas que moram fora de sua casa no Natal e Ano Novo. 

Já a classe média é a que mais pretende se reunir com integrantes de outras casas. Das pessoas que ganham acima ou que têm ensino superior, 47% e 37%, respectivamente, irão se reunir fora do ambiente domiciliar, segundo o Datafolha. 

Recomendações para as confraternizações

Para diminuir os riscos da transmissão do novo coronavírus, a Fundação Fio Cruz lançou uma cartilha com dicas para as festas de fim de ano. Para a instituição, o mais seguro é se manter dentro de casa, em reunião apenas com pessoas com moram com você. Veja:

    Use máscara sempre que não estiver comendo ou bebendo; Tenha um saco para guardar a máscara quando estiver comendo ou bebendo e a mantenha limpa e seca entre os usos; Tenha uma máscara limpa extra, para o caso de necessidade de troca (tempo de uso, umidade ou sujeira); Evite aglomerações e mantenha a distância de, pelo menos, 2 metros entre os participantes; Evite apertos de mão ou abraços; Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar-condicionado; Lave as mãos com frequência durante o evento com água e sabão ou use álcool; Não compartilhe objetos, como talheres ou copos; Após tocar em objetos que estejam sendo compartilhados com outros convidados (ex: utensílios para servir a comida, jarras e garrafas), lave as mãos com água e sabão ou álcool

Convidados

    Limite o número de convidados de acordo com o tamanho do espaço, permitindo que as pessoas mantenham distância de 2 metros entre si; Oriente seus convidados a levarem suas próprias máscaras; Evite música alta para que as pessoas não tenham que gritar ou falar alto. Caso alguém esteja contaminado com o vírus, lançará um número maior de partículas virais no ambiente; Dê preferência a locais abertos ou bem ventilados. Evite o uso de ar condicionado; Não deixe que os convidados formem filas para serem servidos; Oriente os convidados a não se sentarem todos reunidos na hora da ceia. Organize espaços separados para pessoas que moram juntas; Tenha sabão e papel para secagem de mãos disponíveis no banheiro. Evite o uso de tolhas de pano; Disponibilize álcool em gel nos ambientes; Utilize lixeiras com pedais para que as pessoas descartem seus lixos sem precisar colocar as mãos na tampa. Lave as mãos após esvaziar a lata de lixo.

 

 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes