Dor nas costas: descubra as causas, tipos e o que fazer para aliviar

Se você sente dores constantes, é bom ficar sabendo as suas causas, os tipos de dores e o que fazer para aliviar. Veja tudo aqui.

Neste ano, a expressão “dor nas costas” ganhou destaque nos termos de pesquisa do Google logo após o início da pandemia de Covid-19. Isso porque o isolamento social deixou muita gente confinada e tendo que improvisar um canto de sua casa para fazer o home office.

Fora que antes do coronavírus, as dores na coluna já eram uma queixa de 80% da população do mundo, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Portanto, para você entender melhor as causas, tipos e o que fazer para aliviar a dor nas costas, o DCI conversou a fisioterapeuta e pós-graduanda em osteopatia, Isabela Gomes Aquino; e com o educador físico, Matheus Wingert de Moraes.

Quais são as causas da dor nas costas?

Causas de dores na coluna
Reprodução / pixabay

Como você viu, a dor nas costas é um dos incômodos mais comuns do mundo, além de ser o principal motivo de afastamento no Brasil. De acordo com dados do INSS, a lombalgia (dor na lombar) chegou a 83,8 mil casos em 2017.

De modo que se você sentir esse desconforto, tome cuidado e entenda, antes de tudo, as suas causas. A especialista Isabela Gomes Aquino explica que existem inúmeros fatores que podem causar as dores na coluna.

Entre eles estão: o sedentarismo, a má postura, trabalhar por muitas horas na mesma posição, sapatos inadequados, carregar muito peso, a prática inadequada de atividades físicas, sobrepeso e a questão genética.

Mas ainda há, segundo Isabela, outros fatores mais graves que ocasionam a dor nas costas. “Como a artrose, hérnia de disco, bico de papagaio ou outra patologia no corpo em que a dor pode estar se manifestando na coluna”, explica.

Portanto, a dica é: comece a reparar nos seus hábitos para traçar uma relação com esse incômodo. Mas vamos entender abaixo mais detalhes dessa causa:

Má postura e dores nas costas

Má postura dá dor nas costas
Reprodução / unplash

 

Trabalhar no computador sentado no sofá ou na cama pode ser confortável a princípio, mas você paga um preço alto pela sua saúde. No começo você pode sentir uma dor pontual, mas com o tempo a dor nas costas fica cada vez mais constante e piora de vez.

Segundo a fisioterapeuta, a má postura sobrecarrega algumas estruturas do nosso corpo, que vão sofrendo desgastes e lesões. “A má postura não é sempre a causa de uma patologia na coluna, mas se já existe uma tendência, ela vai sobrecarregar mais aquela região e piorar o quadro”, frisa.

Logo, atenção redobrada para esses hábitos a fim de evitar a má postura:

  • Computador mal posicionado
  • Mesa de trabalho na altura incorreta
  • Ficar com a coluna curvada ou torta sentado ou em pé
  • Pescoço constantemente para baixo ao mexer no celular
  • Usar cadeira de trabalho sem ajuste específico
  • Dormir em posição desconfortável
  • Esforço inadequado durante o trabalho (principalmente em profissões como dentista ou massagistas que ficam com a coluna flexionada por muito tempo)

Sedentarismo

Não é novidade para ninguém que o sedentarismo é um dos grandes vilões do mundo moderno. Então, é simples e óbvio dizer que ele também é um dos fatores para as dores nas costas. Mas como?

A relação entre o sedentarismo e a dor nas costas, segundo o educador físico Matheus Wingert, está no fato de que o corpo que não se movimenta fica com a musculatura esquelética enfraquecida e encurtada. “Isso gera tensões e sobrecarga nas articulações".

É por isso que praticar atividade física regularmente é uma das melhores maneiras para prevenir a dor nas costas e aliviar em quem já tem. “O exercício fortalece a musculatura e traz resistência ao nosso corpo”, complementa a especialista Isabela.

Lesões com exercícios

Por outro lado, o excesso de exercícios ou a sua prática inadequada também causa dor na coluna. Para identificar se o desconforto é causado por má postura, por exemplo, ou por lesões provenientes de exercícios, faça uma avaliação médica e procure especialistas como um fisioterapeuta ou educador físico.

“Estes profissionais poderão avaliar se a dor é proveniente de trauma, como acidentes, tombos, sobrecarga; ou da genética, como desvios na coluna, desgastes etc”, diz Matheus.

Dor nas costas: tipos e danos à saúde

Tipos de dor na coluna
Reprodução / pixabay

Depois que você investigou a causa da dor nas costas, é importante saber também os tipos de dores e os seus danos à saúde. Segundo a fisioterapeuta, no início a dor pode ser algo simples e fácil de ser resolvida, mas com o passar do tempo ela pode evoluir para complicações mais sérias e prejudicar a qualidade de vida.

Mas se você ainda está em dúvida sobre os tipos de dores nas costas, veja a seguir as mais comuns. Contudo, lembre-se de buscar sempre a ajuda de especialistas.

  • Dor no início das costas: conhecida como dor na cervical, ela fica um pouco abaixo do pescoço e pode ser uma dor causada por torcicolo ou tensão.
  • Parte superior das costas: essa dor pode acontecer por conta do cansaço ou má postura.
  • Dor no meio das costas: na região dorsal da coluna, a dor pode ser causada por contratura muscular ou desvios de coluna.
  • Incômodo nos dois lados e no fim da coluna: muitas vezes pode ser um problema renal.
  • Lombalgia: a dor na lombar atinge o inferior das costas e é a mais frequente de todas. Geralmente o desconforto se irradia para uma ou ambas nádegas e/ou pernas.
  • A dor que vai até as pernas: conhecida também como dor ciática, o nervo que nasce na coluna lombar pode sofrer uma compressão, inflamação ou irritação. Sendo assim, a dor costuma irradiar da coluna lombar até a parte posterior da coxa e da perna.

Como prevenir as dores na coluna

Alongamento para aliviar dor nas costas
Reprodução / unplash

 

No trabalho, o primeiro passo é investir na ergonomia do ambiente, indica a fisioterapeuta Isabela. “É essencial trabalhar com um mobiliário e equipamentos na altura correta de cada indivíduo”, ressalta. Ademais, ela recomenda realizar pausas durante a jornada de trabalho para alongamento e caminhada.

Confira mais dicas abaixo:

  • Tente ficar sempre de coluna ereta, seja em pé ou sentado
  • Ajuste a altura do monitor para ela permanecer na altura dos olhos
  • Deixe os ombros e pescoço relaxados
  • Faça exercícios físicos regularmente

 

Exercícios recomendados para aliviar a dor nas costas

Exericios para dores na coluna
Reprodução / unplash

 

Uma vez detectada a causa da dor na coluna por um especialista, geralmente o recomendado é dar início aos exercícios físicos para fortalecer a musculatura e eliminar o desconforto. O educador físico Matheus explica, por exemplo, nas dores ocasionadas pelo sedentarismo, o foco é fortalecer o abdômen, glúteos e quadríceps que ajudam na estabilização da coluna.

Ainda de acordo com Matheus, é essencial trabalhar também a flexibilidade da musculatura. “Principalmente a da região posterior do corpo, pois a posição sentada – adotada pela maioria dos sedentários – causa um encurtamento dos músculos do quadril e coxa, causando tensões na coluna”, explica.

Por último, quando a dor é aguda, é possível amenizá-la com exercícios simples feitos em casa, como o alongamento das costas, do pescoço e da região posterior das coxas. Se possível, procure também uma modalidade de exercício recomendada pelo médico. Matheus destaca algumas indicadas:

  • Pilates
  • Yoga, aqui tem um texto com práticas online
  • Treinamento funcional
  • Musculação

 

 

Fontes: Isabela Gomes Aquino é graduada em fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC) e pós-graduanda em osteopatia pela Escuela de Osteopatía de Madrid. 

Matheus Wingert de Moraes é Educador Físico, com Bacharel em Educação Física pela FADEP - Faculdades Integradas de Pato Branco, especialista em Personal Trainer e Musculação.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes