Lacrei: conheça app que conecta pessoas LGBTQIA+ a atendimento médico

Se você é médico, advogado ou paciente, confira como utilizar o aplicativo que visa dar segurança à comunidade LGBTQIA+.

O aplicativo Lacrei surgiu da necessidade de tratar com segurança e respeito a comunidade LGBTQIA+. Afinal, esse grupo representa mais de 20 milhões de pessoas no Brasil, segundo Daniel Dutra, o fundador do app.

Contudo, apesar da densidade dessa população, o atendimento ainda é escasso e pouco especializado. Uma pessoa trans, por exemplo, precisa passar por seis especialidades diferentes. Processo que, por enquanto, não é senso comum entre os profissionais da saúde.

 

https://www.instagram.com/p/CCmjYdipOpO/

 

Especificidades do atendimento à comunidade LGBTQIA+

Em entrevista ao portal IG, o fundador do app menciona a falta de protocolos e estudos especializados para o atendimento de pessoas LGBTQIA+ como desafio inicial para o sistema de saúde.

Em segundo lugar, apesar do Sistema Único de Saúde (SUS) possuir Ambulatórios Trans desde 2010, que são especializados no atendimento de pessoas transgênero e travesti, há poucas unidades no território e muitas nem são credenciadas pelo SUS.

De acordo com Luiz Fernando Castro, médico da família e idealizador do Ambulatório Trans de Brasília,  estima-se que existam 22 centros especializados no país, e somente a metade é habilitada pelo SUS.

 

Lacrei atendimento comunidade lgbtqia+
Ambulatório trans de brasília. Imagem: joel rodrigues (reprodução / agência brasília)

 

O que é o app lacrei?

O Lacrei é uma iniciativa que almeja oferecer tratamento especializado para a comunidade LGBTQIA+, com base na proteção e no respeito.

Afinal, segundo a revista Veja Saúde, o Brasil é um dos países com maior incidência de assassinatos motivados por homofobia e também, possui o maior registro de homicídios de pessoas trans.

 

Funções do aplicativo Lacrei:

  • Consultas médicas
  • Serviços de advocacia
  • Oferta de emprego para pessoas da comunidade LGBTQIA+

 

Além disso, o portal Lacrei lançou uma pesquisa para mapear o tamanho da comunidade LGBTQIA+. Esse dado é importante pois agrega visibilidade a causa e ratifica a necessidade da criação de serviços especializados ao grupo.

O Lacrei Saúde está disponível para download no serviço IOS, e segundo os desenvolvedores, o lançamento no Google Play ocorrerá em breve. Há também uma versão do programa para a web. O Lacrei Jurídico e o Lacrei Oportunidades, por sua vez, estão em fase de testes no IOS, e de acordo com o site oficial, ganharão em breve versão para computadores.

 

Como se cadastrar no app?

Primeiramente, tanto o cadastro do paciente, quanto o do médico é gratuito. Então, para ser paciente, você precisará informar a sua identidade de gênero e orientação afetivo-sexual. Além disso, você declarará qual é a sua cidade e o seu bairro.

Já os médicos precisam, inicialmente, passar pela verificação do CRM. Ademais, há a checagem dos antecedentes criminais e processos administrativos. Por último, o profissional precisa enviar uma carta de interesse explicando porque gostaria de trabalhar com pessoas LGBTQIA+.

Os dados, de acordo com os desenvolvedores, são criptografados e exclusivamente do usuário. Logo, não há venda nem compartilhamento dessas informações para terceiros.

A busca por médicos é feita por nome, localização e especialidade, além do app apresentar reviews dos usuários de cada profissional. Quanto às consultas, por enquanto, só há a opção de atendimento pago.

Fonte Saúde Abril Agência Brasília Delas IG
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes