Maconha medicinal: SUS terá o medicamento a partir de 2021; saiba como será

Produto a base de Cannabis será incorporado ao SUS e terá comercialização no Brasil em 2021, entretanto o plantio não está autorizado. Com a venda dos produtos da maconha medicinal, pacientes terão o tratamento facilitado. Saiba mais:

O SUS (Sistema Único de Saúde), deve incorporar seu primeiro produto a base de Cannabis que terá comercialização no Brasil em 2021. Dessa forma, as notícias dos avanços no uso da maconha medicinal aumentam a esperança de pacientes, e podem proceder o desenvolvimento de um remédio nacional, que é o objetivo do projeto Fio-Cannabis, da Fiocruz.

Maconha medicinal pelo SUS

Em abril, a medicação teve registro autorizado pela Anvisa, Agência Nacional de Vigilância Sanitária. Portanto, o cronograma foi divulgado pelo Ministério da Saúde neste mês, incluindo o fitoterápico indicado para tratamento de epilepsia e dores crônicas em fevereiro. A decisão permite a fabricação e comercialização do produto no País.

Seu princípio ativo é o canabidiol (CBD) com concentração de THC (tetra-hidrocanabiol) de até 0,2%. Ambas as substâncias já estiveram na lista de proibição da Anvisa. Segundo o regulamento, o comércio será feito mediante receita médica de controle especial, e as regras variam de acordo com a concentração de THC.

De acordo com o cronograma do Ministério da Saúde, o relatório inicial da Conitec sobre a incorporação do fitoterápico se concluirá em 20 de novembro. A consulta pública irá acontecer entre 9 e 18 de dezembro, enquanto a reunião final do colegiado que decidirá a recomendação acontecerá entre 3 e 4 de fevereiro. A decisão final deve ocorrer em 10 de fevereiro.

Maconha medicinal
Imagem: jcomp em freepik

O que é a maconha medicinal e quando pode ser usada?

A maconha apresenta três espécies, e apresenta componentes de utilidade terapêutica. O canabidiol é uma substância química extraída da maconha (Cannabis sativa), e serve como analgésico, sedativo e anticonvulsivo. Ele é considerado um depressor do sistema nervoso central e é usado para tratamento de doenças como a epilepsia, esclerose múltipla, esquizofrenia, mal de Parkinson e dores crônicas.

Já o tetrahidrocanabinol é o princípio ativo da maconha, considerado um perturbador do sistema nervoso central e que funciona como antidepressivo, estimulante do apetite e anticonvulsivo. Seu uso é feito em tratamentos de asma, glaucoma, síndrome de Tourette, mal de Parkinson e esclerose múltipla.

Ambas as substâncias tem sido objetos de estudos científicos através dos últimos anos, que apontaram o benefício do seu uso para fins medicinais. Pacientes com prescrição utilizam um óleo com quantidades diferentes de THC e CBD, podendo receber administração em gotas sob a língua.

 

Os caminhos da legalização da maconha medicinal no Brasil

A maconha medicinal já é legalizada em muitos países desde 1993, no uso dos princípios ativos no tratamento de doenças. O principal precursor foi Israel.

No Brasil, a lei 11.343 previa o uso de maconha medicinal foi aprovada em 2006. Entretanto, por falta de regulamentação, algumas decisões judiciais autorizaram pacientes a cultivar cannabis para tratar diferentes patologias. 

Já em 2014, a agência autorizou a importação de remédos de CBD. Todavia, a importação do produto custava caro e se tornou uma alternativa inviável para famílias mais pobres.

O Metatyl é um produto produzido e comercializado desde 2017, com permissão da entidade. Ele é feito a partir da Cannabis, composta pelo THC e pelo CBD, e possui indicação para adultos com rigidez muscular excessiva que se relaciona à esclerose múltipla.

15071
Imagem: jcomp em freepik

No dia 3 de dezembro de 2019, a Anvisa regulamentou a pesquisa, produção e comercialização dos produtos à base de maconha para uso medicinal, possibilitando que eles estejam disponíveis em farmácias e drogarias sob prescrição médica. As empresas interessadas na produção e distribuição deviam solicitar ao órgão público, cumprindo uma série de requisitos. Os produtos, assim, não seriam categorizados como medicamentos, mas como "produtos derivados de Cannabis", a solução da Anvisa ao acesso aos produtos. Isso porque o estágio técnico-científico dos produtos da maconha medicinal no mundo não seriam, segundo a Anvisa, suficientes para sua aprovação como medicamentos. Ainda assim, o processo de importação que antes demorava até 90 dias para receber a autorização, agora é mais fácil e mais barato.

 

Comercialização, não plantio

Assim, após o prazo de 90 dias da publicação da norma, a Anvisa começou a receber os pedidos das empresas interessadas na comercialização dos produtos. Dessa maneira, o plantio e cultivo não estão liberados. Os produtores brasileiros tem o direito de importar um substrato com os componentes da maconha, com o fim de transformá-los em um produto de fins medicinais.

 

Acesso facilitado

Anterior a decisão da Anvisa, para obter acesso a esses remédios era necessário passar por um processo extremamente burocrático onde o médico fazia uma receita e um laudo completo. O doutor assinava um termo de responsabilidade, atestando que se trata de um elemento não registrado e de uso pessoal intransferível. Os documentos recebiam encaminhamento à entidade no portal do Governo Federal, com o fim de solicitar uma autorização excepcional de importação.

O tempo de resposta das autoridades era de, em média, 50 dias. Depois, a importação dos produtos levava cerca de duas semanas, resultando em um processo com três meses de espera e um custo alto. Agora, então, basta o paciente possuir uma receita controlada, ir até uma farmácia e realizar a compra.

Fonte Anvisa
Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes