Melhores e piores máscaras contra a Covid-19, segundo estudo

A Universidade de Duke, nos Estados Unidos, realizou uma pesquisa para analisar a classificar 14 produtos de acordo com sua eficiência para impedir que gotículas sejam expelidas no ar.

Um estudo da Universidade de Duke, nos Estados Unidos, analisou e classificou as melhores e piores mascaras contra a Covid-19. A pesquisa foi publicada na Science Advances e ranqueou 14 mascaras, desde cirúrgicas até as feitas em casa para ver quais seriam mais eficazes. A considerada mais segura foi a N-95. Confira as conclusões do estudo.

Quais são as melhores mascaras?

Segundo o estudo da Universidade Duke, a melhor mascara para frear a contaminação por COVID-19 é a N-95, aparato cirúrgico, frequentemente usado por médicos. A N-95 reduz a transmissão de gotículas para menos de 0,1%, quando uma pessoa conversa. Um estudo realizado pela USP em abril também chegou a mesma conclusão sobre a mascara N95. Então, em ambos ela foi considerada a mais eficaz.

Contudo, as mascaras descartáveis e de algodão demonstraram também um bom resultado. A cobertura é boa e impede que 90% das gotículas escapem da mascara. Máscaras de algodão feitas à mão também têm boa eficiência, barram de 70 a 90% das gotículas de serem expelidas no ar.

Já as bandanas dobradas apenas reduziram as gotículas escapadas em cerca de 5%. Por isso, segundo o estudo, não podem ser consideradas barreiras de proteção eficientes.

Foto mostra as melhores e piores máscara contra covid-19
Foto: emma fischer/duke university

Pior resultado

Além das bandanas, que reduziram pouco o escape das gotículas, houve uma máscara que teve um resultado ainda pior. A lã de pescoço, acessório que é frequentemente usado por corredores, aumentou a quantidade de gotículas dispersadas no ar, quando foi feito o teste. A explicação para isso se deve, portanto, ao fato de que o tecido parte as gotas maiores em muitas gotas menores, aumentando a quantidade delas. Além disso, as gotas menores ficam suspensas no ar por mais tempo e, por isso, o uso desse tipo de máscara é, segundo o artigo, contraproducente. O estudo afirma que embora esse tipo de máscara não comprometa a proteção de quem a utiliza, ela pode comprometer a proteção das pessoas ao redor.

Método do estudo

O método foi simples e poderia até mesmo ser feito em casa, com materiais mais baratos. Os pesquisadores equiparam uma caixa preta com um laser e uma câmera de celular e fizeram com que uma pessoa falasse na direção do feixe de laser dentro da caixa a seguinte frase “mantenham-se saudáveis, pessoal”. Quando a pessoa falasse, a câmera iria captar as gotículas de saliva que estariam saindo da pessoa.

Primeiramente, o teste foi feito sem máscara nenhuma para medir os efeitos. Em seguida, as 14 máscaras foram testadas no experimento. A câmera registrou a quantidade de gotas respiratórias emitidas pela fala e um algoritmo determinou quantas gotas vazaram pela máscara. Os testes foram feitos por mais de quatro pessoas para uma amostragem completa. Ainda segundo o estudo, esse teste pode ser uma alternativa barata para testar a eficácia das máscaras e, portanto, aumentar a proteção contra a COVID-19.

O estudo enfatiza ainda que o mesmo possui algumas limitações. Pois a fisionomia da pessoa, o padrão de voz, entre outros fatores podem alterar os resultados obtidos.

Importância das máscaras contra a COVID-19

O estudo, além de concluir qual máscara seria mais eficaz para prevenção da COVID-19, também enfatizou a importância de usar a máscara.

“Se todos usassem máscara, poderíamos conter em até 99% esses aerossóis antes que atingissem outra pessoa. Na ausência de uma vacina ou medicamento antiviral, é a única forma comprovada de proteger os outros e também a si mesmo”, disse o físico Eric Westman, um dos autores do estudo.

Entretanto, Martin Fischer, desenvolvedor do estudo, enfatiza que mesmo a máscara sendo um instrumento muito importante para prevenção do coronavírus, é preciso escolher a certa. Pois além de usar a proteção, é necessário que se use uma eficaz. Que cumpra com seu objetivo de impedir que as gotículas sejam espalhadas no ar.

Quem já teve COVID-19 ainda precisa usar máscara?

Muitas pessoas que adquiriram a COVID-19 ficam imunes ao vírus por algum tempo. Porém, um artigo publicado pela revista Nature apontou que pacientes assintomáticos da doença podem perder os anticorpos para o vírus em até três meses. Portanto, podem voltar a se contaminar depois de certo tempo.

Além disso, segundo o infectologista Leonardo Weissmann, consultor da Sociedade Brasileira de Infectologia, deve-se manter os cuidados contra o novo coronavírus. “Não temos certeza, por enquanto, de que quem teve COVID-19 uma vez não terá novamente. É importante que quem já teve a doença continue se prevenindo. Continue com as medidas preventivas, usando máscaras, higienizando as mãos e evitando aglomeração”, alertou o médico à Agência Brasil.

O infectologista ainda complementa que “Mesmo a pessoa que não estiver infectada, se ela puser a mão em um lugar contaminado, ela pode carregar o vírus. Por isso é importante estar sempre higienizando as mãos, lavando com água e sabão ou com álcool 70%”.

Portanto, a indicação dos especialistas é que todas as pessoas, acima de dois anos, usem máscaras toda vez que saírem às ruas.

Veja o ranking

Confira, portanto, o ranking elaborado pela pesquisa da Universidade de Duke.

1- N-95
2- Máscara cirúrgica descartável
3- Máscara de polipropileno e algodão (polipropileno colocado entre duas camadas de algodão)
4- Máscara de polipropileno de amarrar (duas camadas de material sintético)
5- Máscara de algodão de amarrar
6- Máscara de amarrar feita com duas camadas de algodão
7- N95 com válvula
8- Máscara de algodão costurada a mão
9- Máscara de algodão plissado da empresa americana Hudson’s Hill, de camada única
10- Máscara de algodão plissado de camada única
11- Máscara de algodão plissado de camada dupla
12- Máscara feita com tecido de camiseta
13- Bandana dobrada usada como máscara
14 - Gola de pescoço usada como máscara (aumenta a quantidade de partículas)

Então, confira, também, o vídeo que mostra o experimento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes