Ministério da Saúde pressiona Manaus a usar cloroquina contra Covid-19

A pasta enviou um documento à prefeitura da cidade em que é dito que é inadmissível não usar cloroquina — remédio sem comprovação científica contra a covid-19 — para tratar doença

A Prefeitura de Manaus, capital do Amazonas, recebeu uma "indicação" do Ministério da Saúde para utilizar medicamentos sem comprovação científica, como ivermectina e cloroquina, para o chamado “tratamento precoce” contra a Covid-19. A informação é da Folha de São Paulo. Segundo a publicação, a pasta ainda pediu autorização para fiscalizar as Unidades Básicas de Saúde como forma de "encorajar" esse tipo de tratamento. Vale lembrar que o Brasil possui 484 mil comprimidos de cloroquina estocados. 

A ideia da fiscalização, que seria iniciada nesta segunda-feira (12/01), é de "que seja difundido e adotado o tratamento precoce como forma de diminuir o número de internamentos e óbitos decorrentes da doença".

 

O documento enviado à prefeitura de Manaus pelo Ministério da Saúde inclui o seguinte trecho: “aproveitamos a oportunidade para ressaltar a comprovação científica sobre o papel das medicações antivirais orientadas pelo Ministério da Saúde, tornando, dessa forma, inadmissível, diante da gravidade da situação de saúde em Manaus a não adoção da referida orientação". O governo federal sugere um combinado de cloroquina ou hidroxicloroquina com azitromicina para pacientes com sintomas leves, moderados e graves.

 

Por que a ciência não recomenda o uso de cloroquina para tratar Covid-19

Os remédios defendidos pelo governo federal, como cloroquina e ivermectina, não têm eficácia comprovada no tratamento do novo coronavírus. A Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) contesta esse tipo de “tratamento precoce” incentivado pelo Ministério da Saúde. O FDA, a agência americana para medicamentos, também publicou documentos onde ressalta que não há provas de que a hidroxicloroquina seja "segura ou eficaz para o tratamento e a prevenção da covid-19".

 

Os efeitos colaterais da hidroxicloroquina ou da cloroquina são consideráveis. Os mais graves são possíveis reações cardiovasculares, como arritmias e paradas cardíacas, além de alterações do sistema nervoso central Estes podem resultar em sensação de confusão, convulsões e até coma. Há também pacientes que utilizaram o medicamento e relatam cefaleia (dor de cabeça), irritações gastrointestinais, distúrbios visuais e urticárias. 

 

Shadia Fraxe, secretária de Saúde de Manaus, diz ainda não ter lido o documento enviado pelo Ministério da Saúde, mas que somente distribuirá medicamentos cuja eficácia tenha sido comprovada por estudos científicos e que tenham passado por aprovação dos conselhos regional e federal de medicina.

 

Estoque de cloroquina no Brasil

O Ministério da Defesa tinha, em agosto de 2020, 4 milhões de comprimidos de cloroquina e hidroxicloroquina estocados, sendo que havia distribuido outros 5 milhões para todo o país. O Ministério informou que a produção dos 3 milhões de comprimidos de cloroquina custou 1,1 milhão de reais desde o início da pandemia até o momento.

Hoje, existem 484 mil comprimidos de cloroquina estocados no Laboratório Químico Farmacêutico do Exército (LQFEx). No entanto, o governo federal já está preparando uma nova compra do medicamento para este ano.

 

Dados da Covid-19 no Brasil

A capital do Amazonas e o estado têm batido recordes de internações e mortes e têm sofrido com a falta de leitos e de equipamentos. Ontem (11), 1.391 pessoas encontram-se internadas com a doença no Amazonas, com 250 novas internações por Covid-19. "A vacinação em massa é a nossa grande saída. Preciso receber essa vacina. Foi o que mais eu pedi", alegou Shadia Fraxe, sobre conversa com Eduardo Pazuello nesta segunda (11).

 

O Brasil registrou 477 mortes pela Covid-19 nas últimas 24 horas, chegando ao total de 203.617 óbitos desde o começo da pandemia. Com o número, a média móvel de mortes no Brasil nos últimos 7 dias foi de 1.004. A variação foi de +59% em comparação à média de 14 dias atrás, indicando tendência de crescimento nos óbitos pela doença.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes