Covid-19 em SP: hospitais particulares lotam pós festas de fim de ano

As internações por Covid-19 em SP voltaram a subir nos hospitais particulares e públicos da capital após o período de festas de final de ano. Confira

Covid-19 em SP - Duas semanas após as festividades de fim de ano, hospitais da rede privada de São Paulo registram taxa de ocupação superior a 90%. Na rede municipal, ao menos dois hospitais não têm mais leitos de enfermaria.

Antes mesmo do Natal, infectologistas previam o caos hospitalar e a superlotação nas enfermarias que tratam a Covid-19 em SP. Parte do caos hospitalar se deu por conta das aglomerações nas praias, hotéis e festas de Ano Novo. Entre os principais hospitais privados da capital aponta uma elevação expressiva na rede particular.

Covid-19 em SP nos hospitais particulares

Hospital Israelita Albert Einstein

No Albert Einstein, um dos principais hospitais da rede privada de São Paulo, os leitos comuns que tratam o coronavírus está com 93% de lotação.

Já a ocupação das Unidades de Tratamento Intensivo – UTIs e semintensiva para Covid-19 está com 84% cheia. São 62 pacientes para 74 leitos. Em novembro, o hospital já demonstrava preocupação com a alta de internações, quando possuía 68 pacientes confirmados com Covid-19 em SP internados.

Hospital Sírio-Libanês

Na segunda-feira (11), o Hospital Sírio-Libanês tinha 174 pacientes tratando o coronavírus. Destes, 47 estavam na UTI, o que representa 90% de ocupação da área dedicada a pacientes com Covid-19 em SP.

O hospital tem observado aumento no número de pacientes com Covid-19 desde novembro. Em 7 de dezembro, a unidade chegou a acionar o plano de contingência do hospital por causa do pico de procura de pacientes com suspeita de coronavírus em 48 horas.

Hospital Santa Catarina

O Hospital Santa Catarina registrou, também na segunda-feira (11), 62 pacientes internados com Covid-19. O número representa 20% de sua ocupação, dos 310 leitos disponíveis na unidade.

Hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo

O hospital Beneficência Portuguesa de São Paulo registrou um total de 96 pacientes com coronavírus internados, sendo 76 pacientes com diagnóstico confirmado e 20 com suspeita da doença. Veja como está a situação dos pacientes com Covid-19 em SP na Beneficência Portuguesa:

  • Pacientes confirmados: 37 estão em leitos de UTIs e 39 em unidades de internação
  • Pacientes com suspeita: 7 estão em leitos de UTI e 13 em internação

Dos 938 leitos existentes na instituição, 198 deles são de UTI. Com a pandemia do novo coronavírus, o hospital disponibilizou cerca de 110 leitos para pacientes com Covid-19.

Hospital Nipo-brasileiro e a Covid-19 em SP

Até ontem (11), o hospital Nipo-brasileiro tinha registrado 37 pacientes internados. Destes, 12 são de casos suspeitos e 25 de casos confirmados por Covid-19 em SP.

A unidade tem 19 vagas de enfermaria e 18 de UTI. Foram quatro novas internações nas últimas 24 horas e cinco altas. Desde o início da pandemia, em março do ano passado, o hospital registrou 1.963 internações por Covid-19.

Covid-19 em SP na rede pública

A rede pública também enfrenta o começo do ano pós festas com aglomeração, um tanto quanto lotadas. De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, hospitais municipais como o Guarapiranga e o Parelheiros, ambos na Zona Sul da capital, já não têm mais vagas nas enfermarias. Nos demais, os índices superam os 80% de capacidade.

Veja a situação dos hospitais públicos com casos de Covid-19 em SP:

  • Sorocabana (Lapa): 90%
  • Carmen Prudente (Centro): 80%
  • Capela do Socorro (Zona Sul): 80%
  • Cruz Vermelha (Centro)
  • Bela Vista (Centro) 78%
  • Ignácio Proença de Gouvêa (Mooca) 77%

Além da alta de internações, o estado de São Paulo vem registrando média diária de mortes por Covid-19 acima de 200 há três dias seguidos. O valor é 86% maior do que o registrado há 14 dias, o que para especialistas indica tendência de alta da epidemia. Vale ressaltar que o valor não ficava acima dessa marca desde o dia 16 de setembro do ano passado.

Leia mais:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes