Nova diretriz coloca pressão 12 por 8 como pré-hipertensão

Documento indica que 14 por 9 é hipertensão

Por anos, a pressão 12 por 8 foi considerada a saúde perfeita, mas uma nova diretriz tornou o número um sinal de alerta, de acordo com nova diretriz 80º Congresso Brasileiro de Cardiologia. O documento foi elaborado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC), pela Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN) e pela Sociedade Brasileira de Hipertensão (SBH).

Qual é a pressão ideal?

Com a nova diretriz, a pressão ideal passa a ser abaixo de 12 por 8 . Na prática, quem apresenta esse valor não é hipertenso, mas está em uma zona de risco que exige acompanhamento. A partir de 14 por 9 é considerado hipertensão.

A mudança segue o caminho da Sociedade Europeia de Cardiologia (ESC), que em 2024 passou a classificar como “pressão elevada” valores entre 120/70 e 139/89 mmHg, deixando abaixo de 12 por 7 a faixa considerada normal.

A Sociedade Brasileira de Cardiologia destaca que até 80% dos casos de AVC, infarto e insuficiência renal podem ser prevenidos com medidas simples, como redução do sal, prática regular de atividade física, controle do peso e hábitos de vida saudáveis.

Com a nova diretriz, pessoas que antes deixavam o consultório tranquilas com a marca de 12 por 8 agora recebem orientação para agir antes que a pressão aumente de fato.

Você pode gostar também

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes