O que acontece quando falta oxigênio para pacientes de COVID-19?

Entenda o que ocorre no organismo de um paciente com coronavírus quando há a falta de oxigênio, como o ocorrido na cidade de Manaus, no Amazonas

Nesta quinta-feira (14), a falta de oxigênio em hospitais da cidade de Manaus, no Amazonas, levou o sistema de saúde ao colapso. Com recorde de casos de COVID-19, a capital amazonense precisou mandar pacientes que dependiam do oxigênio para seis outros estados. Em muitos casos, parentes dos pacientes tiveram que comprar cilindros por contra própria. Mas o que acontece quando falta oxigênio no tratamento de pacientes como COVID-19?

O oxigênio é essencial para a sobrevivência de seres humanos, e sem ele, as células do corpo não funcionam, o que leva à morte. Segundo especialistas, poucos instantes após a falta do oxigênio, quando ele não chega às células, acontece a perda dessas células e ocorre uma falência dos órgãos. O processo é semelhante a um afogamento, enforcamento ou asfixia.

Importância do oxigênio para pacientes de COVID-19

Segundo especialistas, a infecção do coronavírus Sars-CoV-2 causa a inflamação do pulmão, o que faz com que ele seja incapaz de transferir o oxigênio do ar respirado para dentro do sangue e das células. Quando este processo ocorre, a concentração do gás no sangue começa a cair.

Com a queda de concentração de oxigênio no sangue, é necessária uma intervenção de aporte de oxigênio, como a intubação, que assim como outros métodos, ajudam a recuperar a concentração do oxigênio no sangue. Por isso o ele é importante e necessário para pacientes com COVID-19.

Especialistas explicam que aparelhos de ventilação têm o papel de manter as funções vitais enquanto a doença é eliminada pelo sistema imunológico do paciente. Como a recuperação de pacientes com coronavírus leva até 15 dias, é necessário manter o paciente sob o oxigênio durante esse tempo.

Especialistas explicam que a primeira resposta do corpo quando há uma queda da saturação é o aumento da frequência respiratória. Se não há melhora na oxigenação, o corpo começa a inspirar mais profundamente, usando músculos do tórax, e há o desconforto respiratório.

A longo prazo, o quatro evolui para fadiga respiratória, que é quando o corpo não tem forças para fazer as inspirações da forma necessária para manter a oxigenação no sangue. É a partir do quadro de fadiga respiratória que acontece a intubação. Existem diversas formas de oferecer suporte de oxigênio, que vão desde o cateter nasal até a intubação.

Em um ambiente normal, a porcentagem de oxigênio no ar é de 21%, ou seja, 21 litros para cada 100 litros de ar. Uma forma de aliviar o desconforto respiratório de pacientes com COVID-19 é oferecendo uma quantidade maior que esses 21% que há no ar do ambiente, facilitando então o abastecimento das hemácias do pulmão e a saturação do sangue.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes