O que é Remdesivir e por que é promissor contra o coronavírus?

Remdesivir não cura o coronavírus. Mas a droga experimental, que pode acelerar a recuperação de uma infecção por COVID-19.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o uso do antiviral remdesivir no tratamento de casos severos de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-CoV-2). O medicamento, da farmacêutica Gilead, foi desenvolvido originalmente para combater o ebola, mas sem sucesso para isso.

O medicamento experimental não cura a doença, mas de acordo com Anvisa, ela pode acelerar a recuperação de uma infecção por COVID-19.

Medicamentos de Alto Custo no SUS: saiba como exigir o  seu

O que é o Remdesivir?

Remdesivir é um medicamento antiviral de amplo espectro originalmente projetado para combater o Ebola. Os pesquisadores descobriram que o remdesivir é modestamente eficaz no combate ao novo coronavírus em células isoladas.

O medicamento atua interrompendo a produção do vírus. Os coronavírus têm genomas compostos de ácido ribonucleico (RNA). O remdesivir interfere com uma das principais enzimas de que o vírus necessita para replicar o RNA. Isso evita que o vírus se multiplique.

Desde maio de 2020 o remédio é utilizado nos EUA para tratar pacientes graves com covid-19, após autorização do FDA (órgão regulador do país). "Baseado na totalidade das evidências científicas disponíveis, é razoável crer que o remdesivir possa ser efetivo no tratamento da Covid-19 e que, quando usado sob as condições descritas nesta autorização, os conhecidos e potenciais benefícios superam os conhecidos e potenciais riscos da droga", afirma o documento do órgão.

Em outubro do ano passado, o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, chegou a ser tratado com Remdesivir quando teve a infecção.

O remdesivir vai ser vendido em farmácias?

O remdesivir NÃO será vendido em farmácia. O uso é restrito a hospitais. O nome comercial do remédio é Veklury e ele é fabricado pela farmacêutica americana Gilead e não há informação de preços no Brasil.

Quem pode tomar o remédio?

No Brasil, o remédio poderá ser utilizado em pessoas com idade superior a 12 anos, com pelo menos 40 kg, que estejam com pneumonia e precisem de suplementação de oxigênio.

Além disso, o medicamento é aprovado para uso apenas em pacientes hospitalizados sem intubação, com casos leves, moderados ou graves da covid. A administração é intravenosa e tratamento deve ser de 5 a 10 dias.

"É importante destacar que a indicação terapêutica aprovada em bula não se restringe à forma leve, moderada ou grave da doença. Ela está ligada à apresentação da pneumonia com necessidade de suplemento de oxigênio, desde que o paciente não esteja em ventilação mecânica ou extracorpórea", disse Renata Lima Soares, gerente de Avaliação de Segurança e Eficácia da Anvisa.

O remdesivir não substitui a vacina, nem mesmo os cuidados contra a doença, portanto:  use máscara, lave suas mãos e mantenha uma distância segura.

Então acompanhe as principais notícias sobre saúde no DCI

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes