Própolis pode reduzir tempo de internação por COVID-19, diz estudo

A pesquisa foi feita pela Universidade de São Paulo em parceira com a Apis Flora e teve resultados promissores nos testes.

Um estudo realizado pela Universidade de São Paulo, em parceira com a Apis Flora apontou que o uso de própolis reduz o tempo de internação de pacientes com COVID-19. 124 pessoas foram avaliadas na pesquisa.

Contudo, segundo o portal UOL, o estudo ainda não foi revisado ou publicado. Portanto, ainda não se pode afirmar a comprovação do tratamento, pois são necessários mais estudos e pesquisas ainda.

Estudo com própolis e COVID-19

O estudo “Eficácia de própolis como tratamento adjuvante para pacientes com COVID-19 hospitalizados: um ensaio clínico randomizado e controlado”, em parceria com a Apis Flora, avaliou 124 pessoas internadas no hospital São Rafael, em Salvador.

Na avaliação, todos os pacientes receberam o tratamento padrão, e 40 pessoas receberam ainda 400 mg/dia de própolis; 42 receberam 800 mg/dia de própolis; e 42 não receberam própolis. Os grupos que não receberam própolis ficaram 12 dias internados. Já os pacientes em que a substância foi administrada, tiveram tempo médio de internação foi de seis a sete dias.

Além disso, o estudo demonstrou que aqueles que ingeriram própolis tiveram menos lesões renais. O grupo de controle apresentou 23,8% de lesões, contra 4,% entre os que ingeriram a maior dosagem de própolis. Nenhum efeito negativo foi detectado nos pacientes que ingeriram a substancia.

Ainda segundo UOL, os pesquisadores acreditam que a redução do tempo de internação se deu porque própolis pode interferir em uma proteína que está envolvida no processo de entrada e disseminação do vírus no corpo.

Própolis não previne a COVID-19

Embora, o resultado do estudo foi apontado como positivo, não há comprovação de que própolis seja uma prevenção à doença. Apenas ficou descrito que ela pode reduzir o tempo médio de internação. A prevenção para o coronavírus é evitar aglomerações, assim como usar mascaras e álcool em gel quando sair.

O que é própolis?

Você sabia que mel não é a única coisa que as abelhas fazem? As abelhas também produzem um composto chamado própolis a partir da seiva de árvores com folhas agudas ou sempre-vivas. Quando combinam a seiva com suas próprias descargas e cera de abelha, eles criam um produto pegajoso marrom-esverdeado usado como revestimento para construir suas colmeias. Esta é a própolis.

Há milhares de anos, civilizações antigas utilizavam a própolis por suas propriedades medicinais. Os gregos usavam para tratar abcessos. Os assírios o colocam em feridas e tumores para combater infecções e ajudar no processo de cura. Os egípcios o usavam para embalsamar múmias.

A composição da própolis pode variar dependendo da localização das abelhas e das árvores e flores às quais elas têm acesso. Por exemplo, a própolis da Europa não terá a mesma composição química da própolis do Brasil. Isso pode tornar difícil para os pesquisadores chegarem a conclusões gerais sobre seus benefícios para a saúde.

Qual é o benefício?

Própolis covid-19

A própolis é uma substância resinosa que as abelhas produzem a partir de materiais coletados dos botões das árvores. Rica em flavonoides, uma classe de antioxidantes, a própolis tem uma longa história de uso como um tratamento natural para uma série de problemas de saúde.

Encontrada em pequenas quantidades no mel, a própolis está amplamente disponível na forma de suplemento. A própolis também é utilizada como ingrediente em alguns medicamentos aplicados diretamente na pele, como pomadas e cremes. Além disso, a própolis às vezes é encontrada em sprays nasais e sprays para a garganta.

O própolis está disponível em várias formas, incluindo comprimidos, cápsulas, pó, extrato e pastilha. Quando usado topicamente, é encontrado em pomadas, cremes, loções e outros produtos de cuidados pessoais. Não há dose diária recomendada de própolis e não há estudos humanos suficientes para determinar a quantidade de própolis que deve ser ingerida para apoiar as condições de saúde.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes