Se CoronaVac for aprovada, primeira pessoa toma vacina ainda hoje

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) realiza uma reunião para divulgar se vai aprovar ou não o uso emergencial do imunizante no Brasil.

Se a CoronaVac for aprovada para uso emergencial, Dória garante que vai iniciar a vacinação ainda hoje
(17) no Hospital de Clinicas de São Paulo. O inicio da imunização seria simbólico. Segundo informações da Folha de São Paulo apenas uma pessoa deve receber a dose no Hospital, durante pronunciamento do governador João Dória (PSDB).

No momento, a Anvisa realiza uma reunião para divulgar se o uso emergencial da CoronaVac será aprovado no Brasil. A fala de Dória está prevista para cerca de 15h, assim que a reunião da Anvisa terminar e a decisão for divulgada.

CoronaVac aprovada

China, Indonésia e Turquia já aprovaram o uso emergencial do imunizante, caso o Brasil aprove, será o quarto da lista. Dória estará presente no momento em que a vacinação, caso aprovada, seja iniciada.

Quem deve tomar a vacina?

De acordo com a Folha de São Paulo, a identidade da primeira pessoa brasileira a receber a Coronavac é uma incógnita, mas o governo estadual trabalhou com algumas opções nos últimos dias.

Entre funcionários do HC com conhecimento da discussão, a especulação é de que seria alguém do próprio hospital. Trabalhadores da saúde receberão primeiramente a vacina segundo tanto o plano estadual quanto o federal de imunização.

CoronaVac

O imunizante em questão é o CoronaVac, desenvolvido pelo Instituto Butatan em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O governo de São Paulo fechou acordo para produção de doses da vacina na Brasil. A expectativa das autoridades é que dia 25 de janeiro comece a vacinação oficial no estado de São Paulo.

A Coronavac tem uma eficácia de 50,38% para casos considerados muito leves da Covid-19, 78% para leves e, embora isso ainda precise de confirmação, aparentes 100% para moderados e graves.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes