Veja a eficácia das vacinas contra a Covid-19 que vão ser usadas no Brasil

A eficácia das vacinas contra Covid-19, CoronaVac, AstraZeneca e Pfizer já foram identificadas. Veja qual o próximo passo para poder usá-las

Até que haja, de fato, imunização total da população, a pandemia da Covid-19 continua. O que se sabe, até o momento, é sobre a eficácia das três vacinas que estão programadas para os brasileiros tomarem: a CoronaVac, AstraZeneca/Oxford e a Pfizer. A seguir, veja qual a eficácia das vacinas contra a Covid-19 em andamento no país.

CoronaVac

A Coronavac, vacina do Instituto Butantan, desenvolvida em parceria com farmacêutica chinesa Sinovac – e principal aposta do governador João Doria (PSDB) no combate à Covid-19, teve eficácia de 78% comprovada nos estudos finais realizados no Brasil.

Porém, depois de muita polêmica, o Butantan divulgou nesta terça-feira (12) a eficácia global da CoronaVac. Os dados mostram uma taxa de 50,38%, número que supera por pouco o limite de 50% estipulado pela Organização Mundial da Saúde – OMS para aprovar as vacinas contra a Covid-19.

Para a imunização, será necessário cada indivíduo tomar duas doses da CoronaVac, com o intervalo mínimo de 14 dias entre uma e outra. A próxima fase do status da CoronaVac está em aguardar o resultado do pedido emergencial de uso da vacina que foi encaminhado à Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa. A previsão é que a agência entregue o resultado no domingo (17).

AstraZeneca/Oxford

A eficácia da vacina contra Covid-19, AstraZeneca – produzida pelo grupo farmacêutico britânico em parceria com a Universidade de Oxford, é uma das mais altas até o momento: 70,04%. O grupo afirma ter realizado pesquisas suplementares e diz que encontraram a ‘fórmula vencedora’ que combate a Covid-19.

No Brasil, ela é desenvolvida pela Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz que, no último dia 8, fez o pedido de uso emergencial à Anvisa para poder começar a imunização da população. No pedido oficial, a Fiocruz pediu autorização para o uso de 2 milhões de doses que vão chegar da Índia.

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) fez uma carta emergencial ao primeiro-ministro da Índia pedindo emergência no envio das doses. Ele usou o argumento de começar urgentemente a prática do Plano Nacional de Imunização no Brasil.

Assim como a CoronaVac, a AstraZeneca/Oxford também terá de oferecer duas doses para imunizar. Ambas estão no aguardo da aprovação da Anvisa para serem utilizadas.

Eficácia da vacina contra Covid-19: Pfizer

A vacina da Pfizer/BioNTech tem 95% de eficácia contra o novo coronavírus. Ela foi a primeira vacina contra a Covid-19 a ser liberada para uso emergencial em diversos países ocidentais, como no Reino Unido, Estados Unidos, Canadá e nas nações da União Europeia, e também em Israel. Também alguns países sul-americanos já aprovaram o imunizantes BNT 162b.

Ainda ontem (13), em evento online, a farmacêutica Pfizer confirmou que irá aumentar a produção da vacina anti-Covid desenvolvida com a BioNTech e que a BNT162b é eficaz contra as variantes britânica e sul-africana do coronavírus Sars-CoV-2. "Segundo os primeiros estudos, há uma elevada eficácia da vacina Pfizer/BioNTech contra as duas variantes", afirmou o CEO da empresa, Albert Bourla.

O que se sabe da vacina no Brasil?

Também serão necessária duas doses da Pfizer para imunizar a população contra a Covid-19. No Brasil ela está fase de registro na Anvisa. Na semana passada, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu condições especiais para comprar as 70 milhões de doses ofertadas ao Brasil pela Pfizer em 15 de agosto.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes