Anvisa decide até domingo o uso emergencial das vacinas da Covid

CoronaVac e a AstraZeneca são as vacinas contra Covid-19 que aguardam autorização emergencial da Anvisa. Veja como está a situação de cada uma

AstraZeneca, Coronavac, Pfizer ou BioNtech. Estas são as vacinas contra Covid-19 que o brasileiro está à espera. Todas estão em fase de aprovação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa, que deu previsão de autorização emergencial das vacinas contra Covid-19 até o próximo domingo (17).

Veja a situação das vacinas contra Covid-19 no Brasil:

CoronaVac

Anvisa decidirá até domingo sobre uso emergencial das vacinas contra covid
(foto: divulgação/gov de sp)

A vacina CoronaVac, produzida pelo Instituto Butantan em parceria com o laboratório chinês Sinovac está a espera da autorização da Anvisa para realizar a imunização no Estado de São Paulo no próximo dia 25 de janeiro – data estimada pelo Plano Estadual de Imunização. Porém, logo após o pedido emergencial feito na semana passada, o Instituto deve entregar alguns documentos pendentes para obter a autorização.

"Toda a documentação será entregue ainda nesta semana. O fato de a Anvisa solicitar mais informações, que estão sendo prontamente atendidas pelo Butantan, não afeta o prazo previsto para autorização de uso do imunobiológico. Os pedidos de novos documentos ou mais informações são absolutamente comuns em processos como esses", disse o Butantan em nota. O instituto alegou também que tem feito uma ‘força-tarefa’ para apresentar todos os dados solicitados.

Até o momento, 5,47% da documentação ainda não foi apresentada, segundo site de monitoramento lançado pela agência. Até esta terça-feira, 40,7% da análise já fora concluída, e apenas 33,7% estava pendente de complementação. Outros 20,13% ainda estavam sendo estudados.

O relatório de imunogenicidade é um dos documentos pendentes que o Instituto Butantan tem de encaminhar à Anvisa. Segundo informações, o conteúdo diz sobre a capacidade de uma substância provocar uma resposta imune à quem for receber a vacina contra Covid-19.

A CoronaVac é uma das vacinas contra Covid-19 sendo produzida no Brasil. Ela apresentou uma aprovação de 50,38% de eficácia. O mínimo exigido pela Anvisa é de 50%, portanto a vacina atende os padrões da Organização Mundial da Saúde – OMS.

Os pesquisadores afirmam que 0,3% dos voluntários apresentaram reações alérgicas e não foram registrados efeitos adversos mais graves.

AstraZaneca/Oxford

A vacina contra Covid-19 de Oxford/AstraZeneca que será mantida pela Fiocruz está prevista para chegar no Brasil no dia 20 de janeiro. Serão importadas 2 milhões de doses prontas dessa vacina.

A taxa de eficácia da vacina da AstraZeneca é de 70,4%. A Fiocruz encaminhou pedido de urgência da vacina contra Covid-19 à Anvisa no último sábado (07), porem a agência informou que não há informação de relatórios que ainda não foram enviados. Até o momento, 32,39% da análise já foi concluída, e outros 53,17% estão em análise.

Segundo a presidente da Fiocruz, Nísia Trindade Lima, assim que a vacina chegar ao país, deve ser aplicada em até cinco dias na população. "[Depois que as doses chegarem da Índia], a vacina passa por um processo de rotulagem que leva em torno de um dia. A distribuição é será pelo Plano Nacional de Imunização- PNI, que precisa de três a quatro dias. Então, da chegada das doses ao processo de distribuição e início da vacinação, demora um período de cinco dias", ", afirmou Nísia ao GloboNews.

A vacina Oxford/AstraZeneca está sendo importada do Instituto Serum, fabricante indiano contratado para produzir 1 bilhão de doses do imunizante a países em desenvolvimento

Pfizer/BioNtech - vacina contra Covid-19

Já a vacina da Pfizer/BioNTech já está sendo aplicada em vários países, mas ainda não pediu registro de uso no Brasil.  A Anvisa realizou nesta terça-feira (12) uma nova reunião com representantes da Pfizer, empresa que fabrica a vacina produzida em parceria com o laboratório BioNtech e negocia venda de doses do imunizante para o Ministério da Saúde.

Ela tem 95% de eficácia geral e para imunizar a população, será necessária cada indivíduo tomar duas doses.

Em nota, a Anvisa informou que ‘no encontro, representantes da Anvisa esclareceram dúvidas e orientaram os representantes da empresa sobre o pedido de uso emergencial para a vacina’.

Na semana passada, o ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, pediu condições especiais para comprar as 70 milhões de doses ofertadas ao Brasil pela Pfizer em 15 de agosto. A farmacêutica disse que negocia a venda de vacinas com o Brasil desde junho do ano passado. Ela já está sendo aplicada em 12 países, na União Europeia e países latino-americanos.

Leia mais:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes