Como regularizar seu CPF online no 'Meu CPF' da Receita Federal

A Receita Federal lançou em seu site a seção ‘Meu CPF’, que reúne os principais serviços e orientações para regularizar a situação cadastral do seu CPF

Com o aumento nas demandas pelos serviços relacionados ao CPF, a Receita Federal lançou em seu site a seção 'Meu CPF'. Nele, reúnem-se os principais serviços e orientações para regularizar a situação cadastral do seu CPF, simplificando os processos e esclarecendo as dúvidas.

Assim, o cidadão não precisa sair de casa para lidar com a burocracia. Portanto, o cidadão pode atualizar o CPF pela internet e, se houver necessidade de apresentar seus documentos de identificação, pode enviar por e-mail à Receita Federal, anexando uma selfie sua segurando o documento, para comprovar sua legitimidade.

 

Como consultar a situação do seu CPF?

Em primeiro lugar, é necessário saber qual é o problema com o seu CPF. Dessa forma, você deve consultar a sua situação cadastral no site da receita. Basta:

  1. Acesse o site da Receita Federal em "Comprovante de Situação Cadastral no CPF";
  2. Preencha os campos de CPF, data de nascimento e marque em "Não sou um robô", ou realize a consulta com captcha sonoro;
  3. Em frente a "Situação Cadastral" será informada.

A Receita Federal disponibilizou uma cartilha que esclarece os principais problemas e como o cidadão pode lidar com eles:

 

Como regularizar situação do seu CPF?

1. Pendente de regularização

Significa que você não entregou alguma Declaração do Imposto de Renda. Assim, você deve:

  1. Consulte qual declaração está em falta, através do portal e-CAC, com uma conta do Gov.Br ou código de acesso;
  2. Após descobrir a declaração que falta, é preciso entregá-la no próprio Portal e-CAC ou APP Meu Imposto de Renda.

Dessa maneira, o seu CPF ficará regular assim que a declaração for processada. Isso pode acontecer no dia seguinte.

 

2. CPF suspenso

Significa que seu CPF está com informações incorretas ou incompletas. Para resolver o problema, você deve:

  1. Entrar com um pedido de regularização e preencher com as informações corretas;
  2. Após confirmar, será gerado um protocolo para você apresentar seus documentos à Receita Federal. Portanto, será preciso agendar um atendimento na unidade ou enviar os documentos por e-mail.

 

3. Titular Falecido

Para casos onde aparece indevidamente que o titular está falecido é porque significa que foi informada a data de falecimento no CPF. Para resolver, agende um atendimento em uma unidade da Receita Federal e converse com um dos atendentes, levando seus documentos de identificação.

 

4. CPF cancelado

O CPF cancelado acontece, então, em casos de duplicidade ou por decisão em um processo. Caso aconteça o cancelamento do seu CPF, agende um atendimento em uma unidade da Receita Federal e converse com um dos atendentes, levando seus documentos de identificação.

 

Segundo as informações, as alterações e regularizações de CPF levam em média 72 horas para serem atualizadas nos sistemas da Caixa Econômica Federal, para fins de solicitação do Auxílio Emergencial.

 

Leia também:

Qual a validade do RG, CPF e outros documentos pessoais? Confira

CPF negativado: quem tem nome sujo pode tirar passaporte?

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes