Confira 14 temas que podem cair na redação do Enem 2020

O exame nacional do ensino médio do ano passado foi adiado por conta da pandemia do coronavírus e vai acontecer no final do mês de janeiro.

O ENEM 2020 foi adiado e as provas impressas/presencial vão acontecer em 17 e 24 de janeiro, para 5,7 milhões inscritos e a prova digital dias 31 de janeiro e 7 de fevereiro, para 96 mil inscritos. Uma das maiores preocupações de quem vai prestar o exame é com a redação, pois ela vale 1000 pontos sozinha. Por isso, é preciso estudar e analisar os possíveis temas que podem cair na redação do ENEM.

Separamos aqui temas possíveis. Confira!

Trabalho remoto

Com a pandemia da COVID-19, o mundo experimentou novas relações de trabalho e estudo. O home office ou trabalho remoto ganhou espaço e pode ser uma nova tendência, mesmo depois que a pandemia chegar ao fim. Por isso, além de ser um assunto em alta, é um tema que pode ter revolucionado a maneira que as pessoas lidam com o trabalho.

Cultura do cancelamento

O ano de 2020 ficou marcado pela cultura do cancelamento, que consiste em excluir uma pessoa de uma posição de destaque ou fama por ter cometido algum desvio.  Quase ninguém passou ileso a ela. Existem os que corroboram com esses atos e aqueles que condenam e acreditam que “cancelar” não é a melhor opção na sociedade. O tema está em alta no mundo dos jovens e pode ser um possível tema no ENEM 2020.

Desastres ambientais no Brasil - Temas Enem 2020

Em 2020, o Brasil passou por algumas tragédias ambientais, como o desmatamento da Amazônia e os incêndios que devastaram o Pantanal. Além disso, em outros anos eventos  como o de Brumadinho, em 2019 e Mariana, ambos em Minas Gerais, marcaram o país. Por isso, pode ser um tema de redação e os estudantes devem ficar ligados. O assunto pode ser abordado do ponto de vista social e ecológico.

Valorização do SUS

Este ano, o Sistema Único de Saúde (SUS) entrou em evidência pela sua importância nos atendimentos e ações durante a pandemia de covid-19. Além disso, o debate sobre a privatização da saúde no Brasil no Brasil esteve em pauta. O estudante pode abordar a importância de um sistema como o SUS e seu valor nos momentos de crise de pública, como aconteceu esse ano.

Impactos das fake news

As fake news são um assunto muito abordado desde a época das eleições em 2018. Neste ano, muita notícia falsa também apareceu, principalmente relacionada ao coronavírus. Como disseminar conteúdos falsos traz prejuízos para sociedade como um todo, pode ser um tema cobrado no enem. O estudante deve focar em como as fake news são maléficas e como combate-las de modo geral.

Saúde mental - Temas Enem 2020

O mundo contemporâneo é marcado por doenças como depressão e ansiedade. A pandemia de 2020 e o isolamento social aumentaram o número de casos dessas enfermidades, por conta do estresse e preocupação.

Então, é necessário que o estudante fale sobre a necessidade de se cuidar, deixar o preconceito de lado e buscar ajuda profissional quando for necessário.

Saúde nutricional no Brasil

Há um interesse maior da população por uma alimentação saudável e menos processada. Por isso, a saúde nutricional no Brasil é um tema que está alta. Também há o debate sobre o veganismo, que pode ser abordado. É interessante falar sobre a dificuldade que as vezes existe em buscar alimentos orgânicos por conta dos preços altos.

Idoso no Brasil - Temas Enem 2020

Há um tempo a expectativa de vida dos brasileiros aumenta, por isso, a população está envelhecendo e o número de idosos aumentando também. Com a pandemia de covid-19, idosos ganharam destaque por serem do grupo de risco de morte pela doença e estarem entre as principais pessoas que necessitam do isolamento social.

Então, os direitos desse grupo social entram em pauta agora. É interessante discutir a qualidade de vida e o atendimento às necessidades desta parcela da sociedade. Além de citar as dificuldades pelas quais eles passam.

Temas redação enem 2020
(foto: unsplash/ben mullins)

Movimento anti-vacina

O "Movimento Antivacina" tem ganhado força nos últimos anos no Brasil. Como consequência existe a volta de doenças consideradas já erradicadas, como é o caso do sarampo.

Agora estão em pauta as vacinas contra a COVID-19. A corrida pelos imunizantes está intensa. Contudo, muitos grupos da sociedade não confiam nas vacinas e afirmam que não vão toma-la quando chegarem ao país. O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) faz parte do grupo que defende que a vacinação não seja obrigatória e trata os imunizantes com desconfiança.

Educação à distancia - Temas Enem 2020

Assim como o trabalho remoto entrou em pauta, a educação à distancia também entra. Pois neste ano, com a quarentena e isolamento social, as escolas fecharam e muitas aderiram o esquema de aulas online.

Existem pessoas que se adaptam ao modelo e outras que perdem o rendimento. Esta é uma pauta interessante, pois ficou em alta no mundo. Além disso, é interessante analisar as dificuldades que os estudantes encontraram de estudar este ano, pois nem todos têm acesso à internet e computador em casa.

Educação financeira

O tema central da redação pode ser algo que tenha sido tendência no ano passado, já que ele é decidido com antecedência. E a educação financeira esteve em alta nos últimos tempos. Houve um crescimento da procura por vídeos, livros e cursos sobre o assunto. Então, o brasileiro tem interesse em se educar para aprender a controlar os gastos e também fazer mais dinheiro com investimentos. Pode ser uma aposta para o tema do enem 2020.

Analfabetismo no Brasil

O analfabetismo é um problema a ser resolvido do Brasil. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), 6,8% da população acima dos 15 anos é analfabeta total, ou seja, não sabem ler o próprio nome. Além disso, numa pesquisa feita pelo Instituto Paulo Montenegro, concluiu que 29% da população brasileira é analfabeta funcional, ou seja, não conseguem interpretar textos.

Como a educação também é um tema em alta, é possível destrinchar esse tema e chegar ao analfabetismo no país. Além disso, é preciso citar formas de combater o problema.

Temas redação enem 2020
Foto: freepik

Racismo estrutural no Brasil - Temas Enem 2020

Com o movimento Black Lives Matter, o racismo entrou em pauta novamente em todo o mundo. No Brasil, as discussões e debates vieram à tona. Além disso, milhares de pessoas foram às ruas e protestaram pelo fim do racismo estrutural no país. O assunto está em alta e pode ser um tema. O estudante deve falar sobre o racismo estrutural, suas causas e buscar formas de combate.

Violência urbana - Temas Enem 2020

O “Atlas da Violência 2019”, organizado pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), constatou um aumento da violência em cidades pequenas e médias do país. É preciso focar quais são as causas e consequências desse problema que tem se tornado cada vez mais comum no país. Vale a pena abordar a desigualdade social no Brasil.

Veja também um guia para o Enem.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes