Enem

Enem

O que acontece se faltar no segundo dia do Enem?

Após a aplicação da redação no último domingo, o Exame Nacional do Ensino Médio 2021 continua hoje, dia 28 de novembro, em todo o país. Os candidatos terão cinco horas para resolver as 90 questões de matemática e ciências da natureza (com física, química e biologia). Mas o que acontece se faltar no segundo dia do […]

Leia as principais notícias sobre o ENEM no DCI. Acompanhe todas as informações sobre datas e novidades ligadas a um dos principais eventos da educação brasileira.

ENEM

O Exame Nacional do Ensino Médio – Enem – é o método criado em 1998 com intuito de avaliar o desempenho do estudante ao fim da escolaridade básica. Podem participar do exame alunos que estão concluindo ou que já concluíram o ensino médio em anos anteriores.

Então, em 2004 a prova passou a ser utilizada como ferramenta para ingresso em instituições do ensino superior. Atualmente, o exame também é utilizado como critério de seleção para os estudantes que pretendem concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos – ProUni.

Uma das grandes inovações para o ENEM 2020 foi a incorporação de uma prova totalmente digital. Essa aplicação em computador foi liberada para 100 mil participantes que escolhessem a opção. Com este novo modelo de exame, o Ministério da Educação espera que a prova impressa deixe de ser fabricada até 2026. Na edição de 2019, marcada pela falência da gráfica que realizava a impressão do ENEM, o Governo desembolsou R$ 129,4 milhões para o preparo do formato físico do exame.

Além dessa novidade, o Inep disponibilizou um simulado oficial aos candidatos da edição 2020. Sobre a ferramenta de estudo, o órgão afirma: “a proposta é que o usuário tenha em mãos uma ferramenta simples, com informações de qualidade, certificada pelos profissionais da área pedagógica do Inep”.