Enem 2020 tem recorde de abstenções e alunos barrados

As provas começaram a ser aplicadas ontem (17). Mas por conta da pandemia, muitos candidatos não puderam realizar o exame .

O primeiro dia de provas do Enem 2020 foi aplicado ontem (17). Os candidatos responderam perguntas sobre linguagens e ciências humanas, além de terem feito um texto dissertativo. Em meio à alta dos casos de COVID-19, este ano, o exame bateu recorde no número de abstenções. Além disso, muitos alunos foram barrados na hora de entrar nas salas de aula, pois a capacidade máxima do local havia sido excedida. Segundo o portal G1 casos assim aconteceram nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Enem 2020: Alunos barrados

O Inep, órgão responsável pela prova, havia afirmado que os protocolos de segurança seriam eficientes para promover a prova de maneira segura para os candidados. Porém, segundo o G1, houve muitos relatos de alunos que não conseguiram entrar nas salas para fazer a prova. Os candidatos teriam sido barrados e avisados que a capacidade máxima da sala estava preenchida.

O presidente do Inep, Alexandre Lopes, afirmou que os casos ocorreram em 11 dos mais de 14.447 locais de prova.

Enem 2020
Foto: agência brasil

Abstenção enem 2020

Segundo dados do Inep, o índice de abstenção este ano foi de 51.5% no Enem. O número já indica o maior percentual de abstenção em toda a história do Enem. Em 2019, o índice de abstenção no primeiro dia foi de 23%.

10.171 pessoas pediram para participar da reaplicação por terem sintomas de doenças infectocontagiosas. Foram aceitas 8.180 e negadas 1.991.

Além disso, 58 cidades suspenderam as provas, 56 no Amazonas e 2 em Rondônia.

2.967 participantes foram eliminados por portar equipamentos eletrônicos, saírem da sala antes do horário permitido.

Enem 2020 adiado

O Enem 2020 estava programado para acontecer em novembro do ano passado. Contudo, em meio à pandemia da COVID-19, as datas tiveram de ser adiadas. Portanto, as provas estão ocorrendo agora em janeiro e fevereiro.

Em algumas cidades, o ministério público entrou com pedido para um novo adiamento, contudo a Justiça negou a maioria das solicitações.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes