Perdeu a prova? veja como justificar ausência no Enem 2020

Prova acontece neste domingo (17) em todo o Brasil. Os participantes poderão justificar ausência no site do Inep.

O primeiro dia de provas do Enem, que acontece neste domingo (17) em todo o Brasil, é um dos assuntos do momento. O exame que precisou ser adiado em virtude da pandemia da Covid-19, teve início às 13h30 e acontece até às 19h. Mas como em todos os anos, milhares de estudantes acabam optando pela ausência em cima da hora. A seguir, veja como justificar ausência Enem 2020.

Não por menos, desta vez o agravante do novo coronavírus no país influenciou a decisão das famílias brasileiras. Por isso, a prova também terá formado digital pela primeira vez na história para 96 mil inscritos. Os exames do Enem 2020 serão aplicados nos dias 31 de janeiro e 7 fevereiro.

Mas quem se inscreveu para os exames presenciais, que acontecem hoje e no próximo domingo (24), e por algum motivo não puder comparecer, terá como justificar a ausência na prova. Veja abaixo como realizá-lo.

Como justificar ausência no Enem 2020?

 

Imagem mostra prova do enem em matéria sobre dúvidas enem 2020

As justificativas de ausência do Enem 2020 são destinadas aos participantes que tiveram a isenção concedida na prova anterior, mas não puderam comparecer aos dois de provas e desejam a gratuidade da taxa do Enem do ano seguinte. Ou seja, para abonar a taxa de inscrição do próximo Enem, neste caso o de 2021, será preciso justificar a ausência.

  • Entre na página do participante na área de isenção
  • Selecione a opção isenção
  • Responda ao desafio das figuras
  • Informe seu CPF e sua data de nascimento
  • Clique em iniciar solicitação de isenção

Tive Covid e faltei no Enem 2020: o que fazer?

Segundo informações do Inep, uma reaplicação da prova do Enem 2020 será realizada em fevereiro àqueles que comprovarem que foram diagnosticados com Covid-19 ou com suspeita. O órgão federal afirmou que os candidatos com laudos médicos deverão enviar suas justificativas de ausência entre os dias 25 e 29 de janeiro através da "Página do Participante" no site da instituição. Leia o comunicado do Inep:

"Participantes que tiveram sintomas ou diagnóstico de COVID-19 na véspera ou no primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020, realizado neste domingo, 17 de janeiro, poderão apresentar exames e laudos médicos que comprovem a condição. A Página do Participante receberá os pedidos de reaplicação entre 25 e 29 de janeiro. Os inscritos que tiverem a solicitação aprovada farão as provas nos dias 23 e 24 de fevereiro. O mesmo vale para outras doenças infectocontagiosas previstas no edital do Enem. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recebeu os primeiros pedidos e comprovantes da condição entre 11 e 16 de janeiro. Neste sábado, às 12h (horário de Brasília), o sistema foi fechado para que os pedidos fossem avaliados e os participantes recebessem a resposta antes da aplicação. Para a análise da possibilidade de reaplicação, a pessoa deverá inserir, obrigatoriamente, no momento da solicitação, documento legível que comprove a doença. Na documentação, deve constar o nome completo do participante, o diagnóstico com a descrição da condição, o código correspondente à Classificação Internacional de Doença (CID 10), além da assinatura e da identificação do profissional competente, com o respectivo registro do Conselho Regional de Medicina (CRM), do Ministério da Saúde (RMS) ou de órgão competente, assim como a data do atendimento. O documento deve ser anexado em formato PDF, PNG ou JPG, no tamanho máximo de 2 MB.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes