MEC divulga as regras para o Fies 2021; veja como funciona

As inscrições para o programa federal começaram hoje (26) e vão continuar até o dia 29 de janeiro.

As inscrições do Fies 2021 começaram na terça-feira, dia 26 de janeiro, e o ministério da Educação (MEC) já lançou um edital com todas as regras do programa. Os candidatos devem se inscrever até o dia 29 de janeiro, usando as notas do Enem a partir de 2010.

O resultado do Fies 2021 sai dia 2 de fevereiro. Confira as regras do Fies 2021.

O que é o Fies 2021?

Criado em 2001, pela Lei nº 10.260, o Fies tem como função conceder financiamento, com juros zero, de cursos superiores em instituições educacionais privadas. O beneficio é concedido para aqueles que tiverem bom desempenho no Enem e conseguirem aprovação nas faculdades que aderem ao programa.

O percentual máximo do valor do curso financiado é definido de acordo com a renda familiar e os encargos educacionais cobrados pelas instituições de ensino.

Regras fies
Foto: agência brasil

P-fies

O novo FIES ou P-Fies, criado recentemente, é um modelo de financiamento estudantil moderno, que divide o programa em diferentes modalidades, possibilitando juros zero a quem mais precisa e uma escala de financiamentos que varia conforme a renda familiar do candidato.

Além disso, o novo Fies tem regras específicas e funciona com recursos dos fundos constitucionais e dos bancos privados participantes, o que implica cobrança de juros.

Regras para inscrições no Fies

Para se inscrever no Fies, o candidato deve apresentar a nota do Enem, a partir da edição de 2010. Além disso, deve ter tirado acima de 450 pontos, não ter zerado a redação e comprovar renda familiar.

Para conseguir o financiamento a juros zero, o candidato deve comprovar renda de até três salários mínimos, no máximo.

Após a conclusão do curso, o estudante realizará a amortização do saldo devedor do financiamento de acordo com a sua realidade financeira, ou seja, a parcela da amortização será variável de acordo com a renda e nos casos de o estudante não ter renda, será devido apenas o pagamento mínimo.

Como se inscrever no Fies 2021?

Para se inscrever, o estudante deve acessar o site oficial do Fies, a partir de amanhã e seguir os passos:

  1. Realizar o login informando o CPF, data de nascimento, e-mail e gerar uma senha e validar os dados por e-mail.
  2. Acessar o sistema do Fies e começar a inscrição
  3. Completar com os dados pessoais necessários e selecionar o curso e a instituição em que pretende ingressar. É possível selecionar três cursos, na ordem de prioridade que o candidato prefere.
  4. Depois o candidato deve aguardar a lista dos pré-selecionados para dar continuidade à sua inscrição e ingresso no ensino superior.

O governo federal lançou um vídeo explicando como fazer a inscrição passo a passo, confira:

Distribuição de vagas – Regras Fies

Segundo o edital lançado pelo MEC, as vagas serão distribuídas da seguinte forma:

  • Até 50% do número de vagas para cursos com conceito cinco;
  • Até 40% do número de vagas para cursos com conceito quatro;
  • Até 30% do número de vagas para cursos com conceito três; e
  • Até 25% do número de vagas para cursos cujos atos regulatórios mais recentes sejam “Autorização”.

Além disso, é possível ver as instituições participantes e cursos oferecidos do site no governo federal. Basta fazer uma consulta colocando o curso desejado e município.

Você pode gostar também

Comentários estão fechados.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes