Supensão de pagamento do Fies em 2021: confira as regras

A medida, que também ocorreu no ano passado, foi aprovada pelo Senado Federal e segue para a Câmara dos Deputados.

Pessoas com dificuldade para pagar as suas parcelas do Fies podem ser beneficiadas pela suspensão de pagamento do financiamento estudantil neste ano. A medida, que também ocorreu no ano passado, foi aprovada pelo Senado Federal e segue para a Câmara dos Deputados. A suspensão do Fies 2021 tem o objetivo de manter os estudantes em seus cursos superiores em meio aos problemas financeiros vividos na pandemia da Covid-19.

Como funciona o pagamento do Fies?

O Fies, sigla para Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior, permite a entrada em curso superior por meio de financiamento. Os estudantes interessados podem conseguir se matricular em instituições privadas e ter direito a juros zero, no caso de quem tem renda familiar de até três salários mínimos por pessoa.

Entre as modalidades de financiamento, o estudante pode começar os pagamentos após o fim de sua graduação. Os prazos, quantidade de parcelas e valores são definidos em contrato. No novo Fies, o estudante terá o pagamento das parcelas descontado de sua renda mensal. Para participar é necessário fazer o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Há chance de ocorrer a suspensão dos pagamentos do Fies de 2021. No ano passado, as parcelas do programa foram suspensas, ao passo que a medida vale até o fim do estado de calamidade pública, o que aconteceu em 31 de dezembro de 2020. No projeto que vigorou no passado havia também a possibilidade de parcelar as dívidas em até 175 vezes, bem como com a opção de juros e multas reduzidos.

Vai ter suspensão do Fies em 2021?

O Senado aprovou na quarta-feira (05) a suspensão do Fies 2021. No entanto, a medida precisa ainda de aprovação na Câmara para começar a valer. Bem como, por sanção do presidente Jair Bolsonaro. A intenção é prorrogar que ocorreu até o fim do ano passado por mais um ano, até o fim de 2021.

A proposta está prevista no Projeto de Lei (PL) n° 1133/2021, que segunda sua ementa “Altera a Lei nº 10.260, de 12 de junho de 2001, para prorrogar o período de suspensão de pagamento das obrigações relativas ao Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)”. Essa lei mencionada é a que define as regras do Fies.

A autoria do texto é do senador Jayme Campos (DEM-MT) e tem como objetivo manter os estudantes do programa matriculados em seus cursos, mesmo diante das dificuldades econômicas vivenciadas durante a pandemia da Covid-19. Um dos trechos do texto diz que “a proteção ao direito à educação nesse período de crise representa uma das medidas mais relevantes para a retomada da normalidade de nossas vidas e de nossa nação”.

Se a medida entrar em vigor, os estudantes ficam livres de maneira temporária da obrigação de pagar as parcelas do financiamento. E desse modo, não terão que arcar com aumento de juros e multas por falta de pagamento durante esse período.

Quais as regras da suspensão do Fies em 2021?

Sendo assim, se houver a prorrogação da suspensão, os estudantes devem se atentar às regras da medida. Veja quem serão os beneficiados, o prazo e como ficam os juros e multas durante a suspensão do Fies em 2021.

Beneficiados

Todas as pessoas com financiamento ativo no Fies poderão deixar de pagar suas parcelas sem sofrer encargos, caso o PL entre em vigor. Os parcelamentos do novo Fies podem ser contratados por pessoas que fizeram o Enem. Além disso, é preciso fazer uma inscrição no programa por meio de uma plataforma online, dentro dos prazos estabelecidos pelo Ministério da Educação.

Entre as regras para a inscrição, está a de ter obtido média de 450 no Enem e nota maior do que zero na redação. Para obter os juros zero do financiamento é necessário ainda renda mensal por pessoa de até três salários mínimos.

Prazo

Em caso de aprovação do projeto pelo Senado Federal e sanção presidencial, a suspensão do Fies deve valer até o dia 31 de dezembro de 2021, com prazo total deum ano.

O texto inicial do PL previa a suspensão por mais 180 dias, mas o relator Dário Berger (MDB-SC), alterou esse período para um ano. “Julgamos que é pertinente a extensão do prazo até o final deste ano, termo que se encerra com outras perspectivas associadas ao avanço do plano de imunização contra a covid-19 e com melhores indicadores de retomada da atividade econômica em geral” justificou o senador.

Juros e multas durante a suspensão

Por fim, o prazo de mais um ano de suspensão deve começar a contar partir da data de 1º de janeiro de 2021. Então, os estudantes não poderão ter cobrança e multas por falta de pagamento entre o início do ano e a publicação do PL. O texto tem, então, efeito retroativo. Ademais, durante a suspensão os cidadãos não precisam arcar com a obrigação dos pagamentos de parcelas do Fies.

 

Leia também:

Guia Fies 2021: saiba como conseguir o financiamento estudantil

Saiba quais programas utilizam a nota do Enem

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes