Empreendedores criam plataforma para conectar artistas e contratantes

Incomodado com a dificuldade no processo de contratação de artistas para realizar shows, o DJ Felipe Callado desenvolveu a plataforma Gigloop.

SÃO PAULO - Incomodado com a demora e a dificuldade no processo de contratação para realizar shows, o DJ Felipe Callado desenvolveu a plataforma Gigloop. A startup agiliza esse processo fazendo a intermediação entre artistas e contratantes. Com a ajuda do seu amigo e especialista em tecnologia Fábio Gelbcke, o empreendedor mantém o site em atividade desde o ano passado. A contratante pode pesquisar pelo nome do músico, pelo local ou gênero musical. Hoje, os maiores interessados são clubes e produtores de eventos, além de agências que realizam turnês de seus artistas.

Depois de filtrar a busca, a plataforma disponibiliza todos os perfis que combinam com o que a contratante deseja. Em cada perfil é possível ver um calendário com as datas disponíveis do artista, além de suas redes sociais e também ouvir as músicas sem sair do site. Esse perfil é atualizado pelos próprios músicos e eles também podem colocar alguma exigência para as apresentações. Esse simples processo de saber as informações do artista demorava muito e foi a principal motivação dos empreendedores. "Hoje se contrata artista da mesma maneira que se reservava hotel há 20 anos", diz Callado, fazendo analogia com o Airbnb. Informações que antes eram passadas de forma espaçada entre contratante e músico, como o calendário do artista e detalhes sobre o evento, são facilmente encontradas na plataforma. Quando há interesse, as duas partes podem se comunicar por meio de um chat para dar andamento à negociação.

Segundo os empreendedores, um dos diferenciais do Gigloop está na forma de pagamento. A plataforma segura a quantia até a realização do evento. O contratante paga um "sinal" e o restante após a apresentação. Somente depois que o artista realizou o show o montante é creditado para ele.

ParceriaInternacionalização dos artistas

Apesar de ter sede em Joinville, os sócios estão morando em Paris. Isso poque a startup foi selecionada no programa do governo francês French Tech Ticket.  A iniciativa, voltada para empreendedores estrangeiros, concede um visto de trabalho de quatro anos para os fundadores, além de colocar a empresa nascente em uma incubadora e dar 57 mil euros para o desenvolvimento do projeto. Fábio e Felipe escolheram a Schoollab, uma incubadora de cinco andares localizada na capital francesa. Desde fevereiro, eles fizeram workshops sobre como abrir uma empresa na França e em como crescer para o mercado europeu. Apesar de não definirem se permanecerão no país a partir do ano que vem, quando acaba o contrato com a incubadora, eles já atuam no mercado europeu. A dupla decidiu focar em um nicho, então a maior parte dos mais de 1.700 artistas de 40 países cadastrados são DJs. Gelbcke adianta que a próxima etapa será a criação de uma conta para agências, para administrar diversos artistas. "Muitos profissionais não querem fazer esse trabalho de negociar", explica. Atualmente o Gigloop estava presente nas negociações de cerca de 140 contratações. A empresa fatura cobrando uma comissão de cada transação entre o artista e o contratante.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes