Como regularizar título de eleitor online para votar em 2022

Basta acessar o aplicativo e-Título ou o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos quais também é possível fazer uma consulta da situação eleitoral.

Quem está com multas por faltar em votações deve procurar resolver a situação para conseguir votar nas próximas eleições. Nesse sentido, o cidadão consegue regularizar título de eleitor online e evitar restrições que poderia sofrer ao manter seu documento irregular. Para isso, basta acessar o aplicativo e-Título ou ainda o site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), nos quais também é possível fazer uma consulta da situação eleitoral.

A regularização vale também para que a pessoa não tenha seu título cancelado. Com esse documento cancelado, a pessoa pode ser impedida de itens como: obter passaporte, se inscrever em concurso público, contratar empréstimo e renovar matrícula em instituição de ensino.

Como funciona a multa eleitoral?

O cidadão que não comparecer ao seu local de votação no dia de eleição pode ser multado. Isso acontece quando a pessoa não justifica essa ausência, ao passo que cobra-se uma multa por cada turno. No ano passado a multa chegou ao valor de R$3,51.

Tem a obrigação de votar os brasileiros alfabetizados a partir dos 18 anos de idade até os 70 anos. Esse é o grupo que está sujeito a multa caso falte nas eleições. Quem tem o voto facultativo não deve receber essa penalização, como é o caso das pessoas maiores de 16 anos e menores de 18, e dos cidadãos com mais de 70 anos de idade.

Ademais, o cidadão pode ter o seu título de eleitor cancelado após não ter votado ou justificado por três eleições consecutivas. Essa regra, considera cada turno como uma eleição. Para evitar o cancelamento, o trabalhador deve regularizar título de eleitor online, ao pagar suas multas ou justificar a ausência. Quem já teve o documento cancelado deve comparecer a um cartório para resolver a situação.

Como regularizar título de eleitor online?

Para regularizar título de eleitor online e evitar penalidades, há duas opções: o site do TSE ou o aplicativo e-Título. Nessas suas modalidades, o cidadão consegue pagar suas multas ou justificar a ausência em eleições.

De modo geral, o usuário gerar um boleto para pagamento dessa pendência e aguardar a identificação da Justiça Eleitoral, para que tenha a sua situação regularizada.

Aplicativo e-Título

Para conseguir regularizar o título de eleitor online por meio do aplicativo e-Título, o interessado deve primeiro entrar na loja de aplicativos de seu celular e baixar essa plataforma. Em caso de primeiro acesso, é necessário completar um cadastro e criar uma senha de acesso.

Depois de entrar no aplicativo, o usuário deve clicar no item “Mais opções” e na tela seguinte apertar em “Débitos eleitorais”, que é o serviço destinado a consulta e emissão de guias para pagamento das multas eleitorais.

Whatsapp image 2021 05 18 at 13. 07. 41 e1621354115860
Aplicativo e-título

Em seguida, o cidadão conseguirá visualizar quais são as suas multas e pode emitir uma guia para fazer o pagamento dessas pendências. Depois disso, o eleitor pode ainda emitir um comprovante de que pagou a multa, basta clicar no serviço de “Quitação eleitoral”.

Além disso, nessa mesma seção de “Mais opções”, o eleitor consegue acessar o serviço de justificar a sua ausência em determinada eleição, mas isso só pode ser feito dentro do prazo previsto.

Site do TSE

Outra maneira de regularizar o título de eleitor online é acessando o site do TSE. Primeiro, é preciso clicar na seção de “Eleitor e Eleições" e depois apertar no serviço de “Quitação de multas”. Nessa próxima tela, o eleitor receberá informações de como regularizar o seu título.

Para continuar, basta preencher o formulário de “Consulta de débitos do eleitor” com os dados de: nome do eleitor, número do título ou CPF, data de nascimento, nome da mãe e nome do pai. Feito isso, o cidadão deve clicar em “Consultar”.

Titulo
Site do tse

Na próxima tela, o eleitor será informado se está ou não com sua situação irregular. Caso esteja, tem a opção de emitir um boleto para pagamento da multa ao clicar no símbolo da impressora. Após o pagamento desta Guia de Recolhimento da União (GRU) é preciso aguardar a identificação pela Justiça Eleitoral, bem como o registro na inscrição pela zona eleitoral em que o eleitor é inscrito. Depois disso, a situação do título de eleitor volta a ficar regularizada.

Como consultar o título de eleitor?

Se você não sabe se está com a situação do seu título regular, pode fazer uma consulta online para verificar. No site do TSE, basta procurar pelo serviço de “Situação eleitoral”. Feito isso, o cidadão deve clicar em “Realizar consulta” e então informar o número do título de eleitor ou do CPF. Após clicar em “Consultar” será possível verificar a situação, o sistema informa se está regular ou não, bem como se a biometria foi coletada.

Quem prefere verificar a situação no aplicativo e-Título pode usar a opção "Débitos eleitorais”, como visto no passo a passo anterior. Ao fazer isso, o cidadão fica sabendo se tem ou não multas a pagar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes