Como trocar a titularidade da conta de água da Sabesp?

Quem acabou de se mudar para a capital ou até mesmo saiu de uma região para outra, certamente está perguntando: Como trocar a titularidade da conta da Sabesp?

A Sabesp é a concessionária responsável pelo abastecimento de água para a população de São Paulo. Quem acabou de se mudar para a capital ou até mesmo saiu de uma região para outra, certamente está perguntando: Como trocar a titularidade da conta da Sabesp?

Essa atualização precisa ser feita cada vez que você mudar de endereço, isso é válido tanto para proprietários quanto para inquilinos. A troca de titularidade é essencial até para evitar que o cliente seja cobrado indevidamente, pelo consumo de um endereço sem sequer estar morando nele.

A primeira coisa que você deve fazer, antes mesmo de se mudar, é verificar se o seu próximo endereço, seja ele casa, apartamento ou um edifício comercial tem ligação de água ativa, e pedir para a concessionária a alteração da conta para o seu nome.

Como solicitar a troca de titularidade da Sabesp?

Existem 3 maneiras de você fazer a solicitação de mudança de titularidade para a concessionária.

Pedido pelo telefone – o atendimento é disponibilizado pelo número 0800-011-9911. Você também pode falar com a Sabesp pelos telefones 195 e 0800-055-0195. Pessoas com deficiência auditiva e de fala podem entrar em contato pelo 0800-016-0195.

Ir pessoalmente até uma loja de atendimento – Se o cliente assim quiser, também pode ir pessoalmente até uma agência da concessionária levando o contrato de compra ou locação do imóvel e um documento oficial com foto.

Se você precisa de ajuda para saber qual ponto de atendimento presencial está mais perto de você, acesse o link clicando aqui (https://www9.sabesp.com.br/agenciavirtual/pages/template/siteexterno.iface?idFuncao=54).

“Sabesp Mobile”: o aplicativo da companhia de água possui a opção para trocar a titularidade gratuitamente. Está disponível na App Store e Google Play.

Em ambas as situações é imprescindível que você tenha em mãos o contrato de locação do imóvel e um documento oficial com foto.

Passo a passo para trocar a titularidade da conta da Sabesp – Site

Como tudo hoje em dia, você consegue pedir a mudança da titularidade também pela internet, basta acessar o site da Sabesp, e ao lado direito da tela, clicar em “canais de atendimento”, em seguida “atendimento on-line”. Clique aqui.

1 – O primeiro passo é selecionar qual cidade do Estado de São Paulo você está pedindo a mudança;

2 – Depois, basta preencher as informações, incluindo o RGI, que facilita a identificação do cadastro.

3 – O terceiro passo é selecionar a opção “alteração de cadastro” ou “outras informações e serviços” e aguardar as orientações do atendente do chat.

Mudar nome da conta de água online Sabesp – APP

Clique no menu “Balcão”, na parte superior da tela de abertura do aplicativo

Depois vá em “Alterar responsável pela conta”

Leia as instruções e aperte “prosseguir”

Agora escolha entre “trocar responsável” ou “remover responsável”

Em seguida digite o número do RGI e confirme se os dados estão corretos

Para continuar a troca de titularidade da Sabesp, escolha “pessoa jurídica” ou “pessoa física”

Pessoa jurídica: a troca é feita apenas pelo telefone 0800 055 0195 (litoral e interior) e 0800 011 9911 (região metropolitana de São Paulo e Capital)

Para pessoa física é necessário o envio de fotos dos seguintes documentos: RG, CPF e procuração com firma reconhecida, caso não seja o proprietário.

Pronto, problema solucionado!

Assista o passo a passo para troca a titularidade da Sabesp pelo APP

O que precisa para mudar o nome na conta de água?

Para pedir a transferência de titularidade, você precisa apresentar documentos pessoais como RG e CPF e se for para pessoa jurídica, CNPJ, além do RG do representante e inscrição estadual. A concessionária também pede vínculo de propriedade ou posse do imóvel, ou seja: escritura, matrícula de registro do imóvel, carnê do IPTU, contrato de compra e venda ou do aluguel.

O cliente também deve ter em mãos o número do RGI, que está na conta de consumo e o endereço completo da residência.

Se o imóvel onde você está pedindo a troca de titulação tiver débitos com a Sabesp, o cliente deve apresentar ainda documento de entrada e saída do local.

Ainda segundo a própria concessionária, os documentos exigidos são os mesmos para quem quer incluir ou desvincular o nome em um imóvel.

A orientação da própria concessionária é para que os proprietários que alugam o imóvel colocar no contrato de locação a obrigatoriedade do inquilino de transferir a conta para o seu nome junto à Sabesp.

Um dos documentos necessários para solicitar a troca de titularidade é o RGI (Registro Geral do Imóvel), número que identifica a ligação do imóvel na concessionária.

Para chegar até este número, é preciso ter uma conta de água, seja ela antiga ou nova, e procurar o número que vai estar no canto superior esquerdo. Não tem erro, o registro aparece em letras grandes e é a primeira informação do boleto.

Leia também: como alterar o vencimento da conta de água no site da Sabesp

Por que eu devo pedir a troca da titularidade ao comprar ou vender um imóvel?

Você pode até se perguntar o porquê é tão importante pedir a troca da titularidade da conta de água na concessionária, e a gente te explica. A troca pode te livrar de uma grande dor de cabeça no futuro, principalmente no caso de compra ou venda de um imóvel.

Isso porque, se o imóvel muda de proprietário, é lógico e até justo que esta pessoa tenha em seu nome todas as contas. Importante explicar que a conta de água sempre vai estar relacionada ao nome do proprietário, não ao imóvel em si

Quem comprar a casa, apartamento ou comércio, deve seguir com total autonomia para organizar as contas. Para quem vende, é fundamental seguir sabendo que não terá surpresas como uma dívida no futuro.

A própria concessionária também pontua que se não houver o pedido de solicitação da troca de titularidade, o processo de compra pode sofre atrasos ou até mesmo pausas.

Você pode gostar também
buy cialis online