Como trocar a titularidade da conta de água da Sabesp?

Quem acabou de se mudar para a capital ou até mesmo saiu de uma região para outra, certamente está perguntando: Como trocar a titularidade da conta da Sabesp?

A Sabesp é a concessionária responsável pelo abastecimento de água para a população de São Paulo. Quem acabou de se mudar para a capital ou até mesmo saiu de uma região para outra, certamente está perguntando: Como trocar a titularidade da conta da Sabesp?

Essa atualização precisa ser feita cada vez que você mudar de endereço, isso é válido tanto para proprietários quanto para inquilinos. A troca de titularidade é essencial até para evitar que o cliente seja cobrado indevidamente, pelo consumo de um endereço sem sequer estar morando nele.

A primeira coisa que você deve fazer, antes mesmo de se mudar, é verificar se o seu próximo endereço, seja ele casa, apartamento ou um edifício comercial tem ligação de água ativa, e pedir para a concessionária a alteração da conta para o seu nome.

Como solicitar a troca de titularidade da Sabesp?

Existem 3 maneiras de você fazer a solicitação de mudança de titularidade para a concessionária.

Pedido pelo telefone - o atendimento é disponibilizado pelo número 0800-011-9911. Você também pode falar com a Sabesp pelos telefones 195 e 0800-055-0195. Pessoas com deficiência auditiva e de fala podem entrar em contato pelo 0800-016-0195.

Ir pessoalmente até uma loja de atendimento - Se o cliente assim quiser, também pode ir pessoalmente até uma agência da concessionária levando o contrato de compra ou locação do imóvel e um documento oficial com foto.

Se você precisa de ajuda para saber qual ponto de atendimento presencial está mais perto de você, acesse o link clicando aqui (https://www9.sabesp.com.br/agenciavirtual/pages/template/siteexterno.iface?idFuncao=54).

“Sabesp Mobile”: o aplicativo da companhia de água possui a opção para trocar a titularidade gratuitamente. Está disponível na App Store e Google Play.

Em ambas as situações é imprescindível que você tenha em mãos o contrato de locação do imóvel e um documento oficial com foto.

Passo a passo para trocar a titularidade da conta da Sabesp - Site

Como tudo hoje em dia, você consegue pedir a mudança da titularidade também pela internet, basta acessar o site da Sabesp, e ao lado direito da tela, clicar em “canais de atendimento”, em seguida “atendimento on-line”. Clique aqui.

1 - O primeiro passo é selecionar qual cidade do Estado de São Paulo você está pedindo a mudança;

2 - Depois, basta preencher as informações, incluindo o RGI, que facilita a identificação do cadastro.

3 - O terceiro passo é selecionar a opção “alteração de cadastro” ou “outras informações e serviços” e aguardar as orientações do atendente do chat.

Mudar nome da conta de água online Sabesp - APP

Clique no menu "Balcão", na parte superior da tela de abertura do aplicativo

Depois vá em "Alterar responsável pela conta"

Leia as instruções e aperte "prosseguir"

Agora escolha entre "trocar responsável" ou "remover responsável"

Em seguida digite o número do RGI e confirme se os dados estão corretos

Para continuar a troca de titularidade da Sabesp, escolha "pessoa jurídica" ou "pessoa física"

Pessoa jurídica: a troca é feita apenas pelo telefone 0800 055 0195 (litoral e interior) e 0800 011 9911 (região metropolitana de São Paulo e Capital)

Para pessoa física é necessário o envio de fotos dos seguintes documentos: RG, CPF e procuração com firma reconhecida, caso não seja o proprietário.

Pronto, problema solucionado!

Assista o passo a passo para troca a titularidade da Sabesp pelo APP

O que precisa para mudar o nome na conta de água?

Para pedir a transferência de titularidade, você precisa apresentar documentos pessoais como RG e CPF e se for para pessoa jurídica, CNPJ, além do RG do representante e inscrição estadual. A concessionária também pede vínculo de propriedade ou posse do imóvel, ou seja: escritura, matrícula de registro do imóvel, carnê do IPTU, contrato de compra e venda ou do aluguel.

O cliente também deve ter em mãos o número do RGI, que está na conta de consumo e o endereço completo da residência.

Se o imóvel onde você está pedindo a troca de titulação tiver débitos com a Sabesp, o cliente deve apresentar ainda documento de entrada e saída do local.

Ainda segundo a própria concessionária, os documentos exigidos são os mesmos para quem quer incluir ou desvincular o nome em um imóvel.

A orientação da própria concessionária é para que os proprietários que alugam o imóvel colocar no contrato de locação a obrigatoriedade do inquilino de transferir a conta para o seu nome junto à Sabesp.

Um dos documentos necessários para solicitar a troca de titularidade é o RGI (Registro Geral do Imóvel), número que identifica a ligação do imóvel na concessionária.

Para chegar até este número, é preciso ter uma conta de água, seja ela antiga ou nova, e procurar o número que vai estar no canto superior esquerdo. Não tem erro, o registro aparece em letras grandes e é a primeira informação do boleto.

Leia também: como alterar o vencimento da conta de água no site da Sabesp

Por que eu devo pedir a troca da titularidade ao comprar ou vender um imóvel?

Você pode até se perguntar o porquê é tão importante pedir a troca da titularidade da conta de água na concessionária, e a gente te explica. A troca pode te livrar de uma grande dor de cabeça no futuro, principalmente no caso de compra ou venda de um imóvel.

Isso porque, se o imóvel muda de proprietário, é lógico e até justo que esta pessoa tenha em seu nome todas as contas. Importante explicar que a conta de água sempre vai estar relacionada ao nome do proprietário, não ao imóvel em si

Quem comprar a casa, apartamento ou comércio, deve seguir com total autonomia para organizar as contas. Para quem vende, é fundamental seguir sabendo que não terá surpresas como uma dívida no futuro.

A própria concessionária também pontua que se não houver o pedido de solicitação da troca de titularidade, o processo de compra pode sofre atrasos ou até mesmo pausas.

Você pode gostar também
3 Comentários
  1. Avatar de claudio
    Claudio Diz

    Poderiam simplificar a mudança de titularidade pedindo a identidade frente e verso e CPF. SÓ! Foto do documento .

  2. Avatar de thais
    Thais Diz

    Finalmente um site didático.

  3. Avatar de maria
    Maria Diz

    Olá, boa tarde. Estou efetuando a troca de titularidade pelo site no computador, no entanto quando vou finalizar aparece uma taxa de R$179,90 e solicita dados do cartão para pagamento. A alteração é paga ou isso corresponderia a uma conta em atraso?

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes