Veja o passo a passo de como emitir a segunda via do CPF

Seja por extravio, perda ou até roubo. Saiba o passo a passo de como emitir 2ª via do CPF de maneira rápida e grátis

Ninguém gosta de perder documento pessoal. Quando isso acontece, seja por perda ou extravio ou em casos extremos de roubos e assalto, por exemplo, o transtorno é certeiro. Porém, muitas dúvidas surgem e o cidadão fica sem saber por onde começar para recuperar os documentos. No caso do Cadastro de Pessoa Física – CPF é o documento mais simples de ser reavido. Para emitir 2ª via do CPF é necessário  fazer duas considerações importantes: se o cidadão declara Imposto de Renda ou não.

Não declara IR – como fazer para emitir 2ª via do CPF

  1. Acesse a página da Receita Federal;
  2. Preencha corretamente com os seus dados (número do CPF, nome completo, data de nascimento, nome da sua mãe e número do seu título de eleitor)
  3. Na tela seguinte, você irá visualizar o comprovante e então é só fazer a impressão.

Declara IR - como tirar 2ª via do CPF pela internet?

Já se o cidadão declara Imposto de Renda, é possível emitir 2ª via do CPF pelo Portal eCAC, Centro virtual de atendimento da Receita Federal.

Para usar esse recurso, é preciso que você tenha o código de acesso, que é bem rápido de gerar.

  1. Acesse o Portal aCAC
  2.  Insira todos os dados necessários e os caracteres de confirmação, depois clique em “Avançar”;
  3.  Informe os números dos recibos de entrega das últimas duas declarações de imposto de renda realizadas e crie uma senha. Depois, é só clicar em “Gerar Código
  4. Quando você gerar o código, você deve acessar a página do eCAC, digitar o número do seu CPF, o código de acesso e a senha que você acabou de criar
  5. Na tela inicial do eCAC, basta clicar em “Cadastros” e em seguida, em “Comprovante de Inscrição no CPF”

Qual o valor da 2ª via do CPF?

Nenhum. É possível solicitar o número do CPF pela internet — seja 1ª ou 2ª via do CPF. A Receita Federal tem um serviço que emite o documento mediante o preenchimento de um formulário e este serviço é totalmente gratuito. Vale ressaltar que ele está disponível 24 horas por dia, inclusive nos sábados, domingos e feriados.

Como emitir CPF?

Os maiores de 16 anos e que tenham título de eleitor já podem fazer a inscrição gratuita do CPF pelo site da Receita Federal. Veja como:

  1.  Na página da Receita Federal na internet, clique em "CPF" e, em seguida, em "Inscrição CPF Internet" – ou clique aqui para ir diretamente à página de inscrição
  2. Preencha os dados da ficha, que incluem data de nascimento, sexo, naturalidade, nome da mãe, endereço e telefones para contato. O formulário também pede o número do título de eleitor – por isso, o documento gratuito só poderá ser tirado pela internet por maiores de 16 anos, a idade mínima para votar.
  3.  Clique em "Enviar". Se a inscrição for feita com sucesso, será gerado o número de inscrição no CPF e o comprovante. Anote o número ou imprima o comprovante, que já poderá ser utilizado – a Receita não emite mais o cartão do CPF em plástico. Se houver problemas nos dados informados, o contribuinte será orientado a dirigir-se a uma unidade conveniada (BB, Caixa ou Correios)

Os menores de 16 anos e dependentes também podem tirar o CPF gratuito. Mas isso ainda precisa ser feito nas entidades conveniadas como o Banco do Brasil, Caixa Econômica ou Correios. Nesse caso, porém, é preciso pagar uma taxa de serviço de até R$ 7,00.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes