Identidade Digital (DNI): para que serve e como fazer?

A Identidade Digital (DNI) busca unificar a identidade dos brasileiros. Nesse sentido, visa gerar um cadastro único através de dispositivos móveis.

A Identidade Digital (DNI) deve entrar em funcionamento em março de 2021 no Brasil para os 90 milhões de eleitores que realizaram a biometria. Deste modo, será possível unificar documentos como CNH, RG, CPF e Título de Eleitor em um cadastro único, 100% digital.

Este novo modelo é administrado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Além disso, o órgão é responsável por armazenar e compartilhar essas informações com as demais agências do governo.

O que é Identidade Digital (DNI)?

A Identidade Digital, também conhecida como Documento Nacional de Identidade (DNI), é um registro de identidade unificado. Em outras palavras, é uma carteira de identificação digital, que pode ser acessada por aplicativos para celular.

Em suma, a exibição nos aplicativos têm a mesma validade que a aceitação dos documentos originais impressos. Neste momento, reúne os números do CPF, da Certidão de Nascimento, além do Título de Eleitor. 

Posteriormente, outros documentos vão ganhar espaço no registro, incluindo o RG, a CNH, além do Certificado de Reservista, entre outros.

Qualquer pessoa poderá emitir a Identidade Digital (DNI), sendo necessário o cadastro da biometria. Em breve, sua o novo modelo será incorporado aos demais documentos de identidade tradicionais. 

No vídeo abaixo, a equipe da exchange Mercado Bitcoin dá dicas de como manter seus dados mais seguros ao utilizar a internet.

Segurança online: como manter seus dados mais seguros

Segurança é prioridade aqui no Mercado Bitcoin e nós separamos algumas dicas para você manter seus dados e valores em segurança, vamos nessa?! Confira mais 5 dicas para aumentar sua segurança: Acesse: https://blog.mercadobitcoin.com.br/5-dicas-para-aumentar-sua-seguranca-na-internet-durante-a-quarentena Quer saber mais sobre o Mercado Bitcoin?

Como realizar a biometria?

Como cada indivíduo é único e possui características singulares, a biometria foi escolhida para a identidade digital. Abaixo seguem os passos necessários para o registro:

  1. Verifique no site da Justiça Eleitoral se o cadastramento já está disponível no seu estado;
  2. Clique no seu estado e selecione “agendar atendimento”;
  3. Efetive o agendamento, informando seus dados pessoais;
  4. Selecione sua Zona Eleitoral, conforme seu Título de Eleitor, e, em seguida, escolha a data e hora de preferência;
  5. Pronto. Você irá receber o protocolo do agendamento com local e data escolhida. Por mim, imprima e guarde o protocolo.

No dia agendado, compareça ao cartório eleitoral com o protocolo, além de um documento de identidade com foto, legível e dentro da validade. Para assegurar seu cadastro, é recomendável levar um comprovante de residência recente.

LEIA | Bolsa Família 2023: calendário, aplicativo, consultar e receber benefício

Como gerar sua Identidade Digital (DNI)?

Identidade digital dni, que futuramente irá constar nos demais documentos

Uma vez concluída a biometria, você pode gerar a sua Identidade Digital (DNI) através dos aplicativos oficiais disponíveis para Android e iOS, assim que estiverem disponíveis para o publico.

Primeiramente, será necessário instalar o aplicativo em seu celular. Em seguida, faça o pré-cadastro, e compareça a um dos postos de atendimento indicados.

Após a confirmação da biometria pela Justiça Eleitoral, a Identidade Digital (DNI) poderá ser emitida no próprio celular ou dispositivo eletrônico.

Na data deste artigo, o aplicativo ainda não está liberado ao público. Atualmente encontra-se em fase de testes. 

A Identidade Digital (DNI) substitui o passaporte?

Não. Embora exista um planejamento para expandir o uso da Identidade Digital (DNI), o passaporte não deve ser integrado. Isso porque além dos inúmeros dispositivos de segurança, é um documento que depende da aceitação em diversos outros países.

Por outro lado, há um projeto de lei em tramitação para dispensar a prova de vida utilizando a biometria da Identidade Digital (DNI).

Outra questão relevante é quanto a validade dos documentos unificados pelo novo formato digital. Em outras palavras, a data de validade do RG ou CNH não será alterada simplesmente por estar apresentada no formato digital.

A Identidade Digital foi aprovada pelo Congresso em 2017, e posteriormente, sancionada pelo presidente Michel Temer. O documento único, portanto, é válido em todo o território nacional.

Você pode gostar também
9 Comentários
  1. Avatar de fábio soares
    Fábio Soares Diz

    Eu tento cadastro meus dados nesse sistema deles só que nunca consigo só da falha, e olha que eu já fiz biometria, votei e mesmo assim mandam eu volta ao cadastro mais tarde, como sempre ao criado por um sistema incompetente.

  2. Avatar de vanessa
    Vanessa Diz

    Não consigo cadastrar, ou dá serviço indisponível, ou serviço temporariamente fora de serviço, 🙁

  3. Avatar de wilton
    Wilton Diz

    Não existe esse aplicativo na play Store(Android). Procurei e não o encontrei.

  4. Avatar de jaques alisson
    jaques alisson Diz

    Se caso tiver o celular roubado vai ser um prato cheio para os estelionatarios.

  5. Avatar de malk
    Malk Diz

    O App sempre da erro ao tentar enviar os dados…

  6. Avatar de flávio
    Flávio Diz

    No final do artigo vocês colocam que ainda não está liberado ao público. Então pra que divulgar isso? Para confundir as pessoas?

  7. Avatar de andre
    Andre Diz

    Quem assina esta matéria ? Estranho não achar nada oficial!!!

  8. Avatar de dtst
    Dtst Diz

    GENTE PRESTA ATENÇÃO, este app não existe no play story, Cuidado!

  9. Avatar de glademir pereira de brites
    Glademir Pereira de Brites Diz

    Tem que ler e entender ,estará disponível para o público só a partir de março de 2021.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes