Startup cria aplicativo para traduzir libras em tempo real

A fabricante de eletrodomésticos apresentou o aplicativo Giulia, que traduz os sinais de libras emitidos por deficientes auditivos.

SÃO PAULO - A fabricante de eletrodomésticos Whirlpool apresentou o aplicativo Giulia, que traduz os sinais de libras emitidos por deficientes auditivos para aqueles que não entendem a linguagem. O evento ocorreu hoje (29), em São Paulo, na sede da Brastemp Experience. A iniciativa de impacto social tem como um dos principais objetivos beneficiar os trabalhadores que sofrem da deficiência, contribuindo com a comunicação no ambiente de trabalho. Por meio de conexão bluetooth entre um celular e qualquer tipo de bracelete wearable, o aplicativo reconhece o movimento do braço do usuário e traduz as libras por meio de uma voz eletrônica.

O serviço surgiu na cidade de Manaus, no Amazonas, e está em atividade desde o dia 13 de junho e conta com cerca de mil usuários. Até o fim deste ano, a projeção da startup é atingir 20 mil usuários. No entanto, há muito espaço para a plataforma crescer. No Brasil, aproximadamente 9,7 milhões de pessoas são deficientes auditivas, segundo o último levantamento (2010) do Instituto Brasileiro de Geografia Estatística (IBGE). Empresas como Honda, Anatel, Tim e Whirlpool investiram na plataforma. Os valores não foram revelados. Além dos investimentos, a aceleradora Endeavor, em parceria com a Braskem, prestou mentorias para a plataforma durante seis meses, sem aporte financeiro. Doutor em Ciências, fundador e CEO do aplicativo, Manuel Cardoso lembra que o nome Giulia é uma homenagem a uma garota deficiente auditiva que ele teve contato há anos. Para validar o aplicativo, o cientista coletou opiniões de várias entidades, representantes de deficientes auditivos, de todo o País.

AplicativoMonetização do aplicativo

Como o aplicativo é gratuito, a monetização se dá por meio de patrocínios, parcerias com empresas e investimentos. "Devido à deficiência, muitas pessoas sofrem para realizar ações básicas do cotidiano, como ir aos bancos, órgãos da Justiça, escolas e hospitais. Agora, esses estabelecimentos já demonstram interesse no aplicativo e pretendem utilizá-lo para melhorar a comunicação com esse público", afirma. Cardoso preferiu não revelar com quais empresas está em fase de negociação. Cardoso garantiu que os serviços do Giulia não serão limitados à tradução de libras. Recentemente, foi instalado um sistema de monitoramento de bebês por meio do aplicativo. Pais deficientes auditivos podem adquirir da startup um aparelho, que é instalado ao lado do berço da criança. Este equipamento faz com que o celular vibre quando o bebê chorar.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes