Gêmeos Digitais: entenda como a tecnologia aumenta produtividade de laticínios

O gêmeo digital prevê o comportamento da produção, melhora segurança, higiene e eficiência de recursos.

Em um cenário competitivo, de consumidores exigentes e de busca incessante pelo aumento da produtividade, há pouco espaço para erros. Nesse sentido, a combinação de tecnologias de Gêmeos Digitais é o que tem garantido aumento de eficiência produtiva na indústria de laticínios.

A inteligência artificial na indústria de processos de laticínios foi desenvolvida pela empresa de engenharia e automação industrial “Dipsie Engenharia e Software S/A” tem reduzido a variabilidade produtiva – quando o resultado final nem sempre é o mesmo – e elevado o patamar médio dos setpoints dos equipamentos, ou seja, atingindo o valor-alvo do sistema de controle.
Na indústria de laticínios, atingir a estabilidade e uma produção maior, reduzindo a variabilidade do processo é o maior desafio, uma vez que os controles de temperatura, tempo e outros fatores afetam diretamente a performance, qualidade e custos operacionais, além da sazonalidade e alta variabilidade na matéria prima.

Por isso, a solução combinando tecnologias de Gêmeos Digitais, chamado Gêmeo Operacional, tem gerado resultados financeiros expressivos aos clientes. Além disso, a Dipsie Engenharia e Software S/A vem popularizando os sonhados e caros sistemas de Gêmeos Digitais (Digital Twins).

Existem diferentes tipos de gêmeos digitais. Um deles é o "Gêmeo digital Realidade 3D ou Misturada". Trata-se de uma cópia 3D/4D de um determinado item, esse tipo de Gêmeo Digital é indicado para treinamentos; suporte assistido (operador em campo) e vem sendo muito utilizado em setores comerciais como aparelhos eletrônicos, onde é possível visualizar em maiores detalhes os equipamentos. Além do residencial, permitindo a imersão em ambientes, sentindo espaço, detalhes e muito mais.
Tem também o "Gêmeo Digital Modelo Matemático Representativo".

Apesar de ainda ser pouco difundida no Brasil, a Tecnologia de Gêmeos Digitais através de modelos matemáticos representativos do processo são, de longe a tecnologia mais eficiente existente no mercado para exponenciar lucros e reduzir custos. Essa tecnologia exige maior know-how para o desenvolvimento, além de conhecimento de processos industriais, o que restringe também a capacidade de aplicação e replicação.

Qual o benefício da tecnologia Gêmeos Digitais?

A vantagem dessa tecnologia que se tornou uma ferramenta para garantia de qualidade de laticínios, é que ela possui a capacidade de olhar todos os detalhes do processo em dados que combinada aos poderosos algoritmos de otimização da Dipsie Engenharia e Software, formam uma combinação extraordinária a qual podem analisar e simular a melhor estratégia de controle aos equipamentos, permitindo que uma planta industrial chegue ao seu ponto ótimo em questão de horas.

De acordo com a Dipsie Engenharia e Software, o benefício está em sua ferramenta de otimização em tempo real, a qual lida com diversas variáveis do processo, omo: Diversidade na Quantidade e na Qualidade da Matéria Prima, Eficiência de Máquinas e Equipamentos, Diversidade da Mão de Obra Operacional.

Seus algoritmos analisam de forma global os objetivos produtivos, e atuam em cada equipamento entregando o melhor ajuste. O sistema entrega a máxima produtividade permitida pela planta na atual situação, garantindo as restrições técnicas, qualidade, segurança produtiva e de pessoas. Reduzindo as perdas por retrabalho, consumo energético e aumentando os ganhos em qualidade.

Toda essa tecnologia nos sistemas de controle refletem diretamente na performance produtiva de laticínios, atendendo a meta de produção, garantindo a qualidade desejada, reduzindo custos operacionais.

Para alcançar a máxima produtividade o controle das operações deve ser bastante afinado com as mudanças da qualidade de matéria-prima e condições de processamento, além de estar atento às mudanças em cada etapa do processo.
Para garantir o melhor ajuste de todos os equipamentos a Dipsie Engenharia e Software vem aplicando técnicas de controle já consolidadas em outros setores da indústria de processamento contínuo, principalmente dos setores de óleo e gás, que já lideram o uso de ferramentas de otimização em tempo real no mercado, mas essas ferramentas possuem alto custo e demandam grandes investimentos.

Sem dúvidas, a tecnologia tem entregado excelentes resultados na indústria de Laticínios (Lácteos) devido a sua capacidade de analisar a variabilidade da matéria prima, atuando em cada processo para adequar rapidamente com base no objetivo da qualidade, entregando aumento de produtividade, eficiência energética e sendo um grande aliado para garantia da qualidade.

Quem inventou isso?

O conceito de gêmeos digitais foi apresentado pela primeira vez pelo livro de David Gelernter, 'Mirror Worlds', de 1991, com Michael Grieves, do Instituto de Tecnologia da Flórida, aplicando o conceito à fabricação.

Em 2002, Grieves mudou-se para a Universidade de Michigan quando apresentou formalmente o conceito de gêmeo digital em uma conferência da Society of Manufacturing Engineers em Troy, Michigan.

No entanto, foi a NASA quem primeiro abraçou o conceito de gêmeo digital e, em um relatório de roteiro de 2010, John Vickers da NASA deu o nome ao conceito. A ideia foi usada para criar simulações digitais de cápsulas espaciais e naves para testes.

O conceito de gêmeo digital se espalhou ainda mais em 2017, quando o Gartner o nomeou como uma das 10 principais tendências estratégicas de tecnologia. Desde então, o conceito tem sido usado em uma gama cada vez maior de aplicações e processos industriais.

VEJA: como tirar dados pessoais do Google e proteger sua privacidade

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes