Google amplia investimento em startups lideradas por negros

Como parte de sua política de diversidade e inclusão, empresa anunciou mais oito startups que receberão apoio financeiro

O Google for Startups Brasil anunciou, na terça-feira, 13, mais oito investimentos em startups brasileiras criadas ou lideradas por empreendedores negros. O programa de apoio a empreendimentos de tecnologia de pequeno porte é mais uma ação da empresa dentro de sua política de investimento no Brasil que inclui a diversidade e inclusão.  Batizado de Black Founders Fund, o fundo fará aportes de capital e de smart money.  Criado em setembro de 2020, o Google for Startups Brasil já investiu em 17 empresas até então. A meta é elevar esse número para 30 startups, em 2021.

“Quem, assim como eu, atua no mercado de startups há bastante tempo, reconhece que existem enormes barreiras ao sucesso de empreendedores negros e negras, algumas visíveis e outras invisíveis", explica André Barrence, Diretor do Google for Startups na América Latina, ao portal Canaltech. "Nosso objetivo é ampliar a diversidade no ecossistema de inovação”, completou.

Selecionadas do Google for Startups

As oito empresas selecionadas têm atuação em áreas diversas, como a de saúde, educação, marketplace de turismo, entre outras. Além de ter na gestão o empreendedor negro, as startups também devem estar focadas em comunidades negras ou em situação de vulnerabilidade social. 

A Diáspora.Black é um marketplace de turismo, hospedagens, cursos e experiências que valorizam a história e a cultura afro. A AfroSaúde é uma healthtech com foco no desenvolvimento de soluções tecnológicas em serviços de saúde para a comunidade negra, enquanto a Certdox é uma plataforma de simplificação e aceleração do processo de contratação de crédito.

Na lista do projeto apoiado pelo Google for Startups Brasil há duas startups com atuação em educação. A Inventivos, plataforma de ensino e networking em comunidade com microformações para criativos, ativistas e empreendedores, e a Prol Educa, que oferece vagas que não foram preenchidas nas matrículas das instituições de ensino privadas por um valor mais acessível aos interessados.

As femtechs, voltadas à saúde da mulher, estão representadas no programa pela Gestar, plataforma que conecta profissionais da saúde materno-infantil a famílias promovendo apoio seja no período da gestação como após ela, nos cuidados infantis dentro de casa. Já a Trakto é uma 'ferramenta' online de edição e produção de artes de redes sociais, sites e marketing digital.

A UnicaInstancia é uma legaltech de mediação online que usa dados para adiantar indenizações de empresas de serviços, como telefone e luz. Também atua para a democratização do acesso ao Direito do Consumidor, ajudando aqueles que não têm conhecimento legal a exercerem seus direitos. 

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes