Jogos Google Doodle: 10 games que você precisa conhecer

Conheça e relembre dez jogos que já apareceram na página inicial do Google e aprenda, por fim, o que fazer para acessá-los.

Como uma forma de celebrar datas comemorativas e homenagear personalidades importantes, o Google exibe diferentes logos na página inicial. Elas podem aparecer na forma de ilustrações, animações e até mesmo jogos. Essas versões, conhecidas como Doodles, são uma marca do navegador e costumam surpreender os usuários. Embora nem todos saibam o nome dessas versões, muitos já se divertiram com elas. Por exemplo, podemos citar o jogo do Pac-Man, do Doctor Who e muitos outros.

Quais são os melhores jogos do Google Doodle?

Abaixo, você pode conferir os 10 jogos mais marcantes que já apareceram no Google Doodle!

1. 30 anos de Pac-Man

Google doodle: pac man
(foto: google/divulgação)

Em 2010, mais precisamente no dia 21 de maio, o Google lançou um jogo para comemorar o 30º aniversário do clássico Pac-Man, que também é conhecido como “Come-Come” em terras brasileiras. Assim como demonstra a imagem acima, o cenário possui o formato da logo do navegador. Apesar dessa diferença, os gráficos e a trilha sonora do jogo são idênticos. Além disso, vale destacar que o Doodle pode ser jogado por até duas pessoas. 

2. Olimpíadas de 2012 | Jogos Google Doodle

Olimpíadas 2012
(foto: matheus bigogno via canaltech/reprodução)

Dois anos depois, quando ocorria a Olimpíadas de 2012, o Google Doodle exibiu uma série de jogos especiais. Cada um deles era baseado em uma modalidade da competição, como futebol, canoagem e corrida com obstáculos e basquete. Este último ganhou muita popularidade ao desafiar os internautas a fazerem o máximo de cestas possível em apenas 24 segundos.

3. 50 anos de Doctor Who

Doctor who
(foto: matheus bigogno via canaltech/reprodução)

No dia 23 de novembro de 2013, a produção Doctor Who completou 50 anos. Para celebrar o aniversário deste fenômeno da cultura pop, a Google criou um Doodle especial. No jogo, o Doutor é um alienígena capaz de viajar no tempo e no espaço. Além disso, ele contava com um poder curioso: sempre que estivesse à beira da morte, ele regenerava-se em um novo corpo.

O Doutor contava com 11 reencarnações e os usuários deviam escolher entre uma delas na tentativa de recuperar as letras da palavra "Google”, que foram roubadas pelos pelos Daleks. Se o jogador fosse exterminado por um deles, outra encarnação surgiria.

4. 40 anos do cubo mágico

Google doodle: cubo mágico
(foto: matheus bigogno via canaltech/reprodução)

No ano seguinte, o cubo mágico comemorava seu 40º aniversário. O objeto, que se tornou um fenômeno mundial, nasceu em em 1974 na Hungria graças ao professor de arquitetura Erno Rubik. Para celebrar essa conquista, o Google Doodle permitiu que os usuários resolvessem o quebra-cabeça de maneira digital.

5. The Pony Express faz 155 anos

Google doodle
(foto: matheus bigogno via canaltech/reprodução)

O Google também lançou um Doodle em comemoração ao 155º ano da empresa The Pony Express, que após a sua fundação em 1860, entregava correspondências nos Estados Unidos a cavalo. No jogo, você controla um jogador que deve passar por obstáculos, coletar todas as 100 cartas e entregá-las em seu destino.

6. Dia das Bruxas

Google doodle: dia das bruxas
(foto: matheus bigogno via canaltech/reprodução)

Em seguida, no dia 31 de outubro de 2016, o Google Doodle lançou o Magic Cat Academy, jogo cujo personagem era um gato preto chamado Momo. Após fantasmas roubarem o seu livro de feitiços e ameaçarem sua escola de magia, ele decide ser o herói. Para derrotar os fantasmas, o jogador precisa desenhar na tela o símbolo que está em cima de suas cabeças. Após quatro anos do lançamento, no dia das Bruxas de 2020, o Google surpreendeu os usuários com o lançamento da continuação do jogo. A nova missão de Momo consistia em derrotar novos fantasmas, mas dessa vez no fundo do oceano.

7. Dia dos namorados

Dia dos namorados
(foto: matheus bigogno via canaltech/reprodução)

Quem pensa que o Dia dos Namorados é só romance, está muito enganado. Em 12 de junho de 2017, a Google mostrou que a data também tem lugar para diversão com o lançamento de um novo Doodle. A história é vivida por um pangolim que recebe uma carta de sua amada e resolve visitá-la. No entanto, antes de ir, ele decide levar um presente para ela. Como resultado, fica para o jogador a missão de ajudar o animal em sua tarefa de fazer o presente perfeito. Para tanto, é preciso passar por fases de plataforma, coletando nozes, notas musicais e outros itens para sua confecção.

8. Ensinando programação para crianças

Google doodle: programação
(foto: matheus bigogno via canaltech/reprodução)

Logo depois, no dia 4 de dezembro do mesmo ano, o Google Doodle lançou mais um jogo, dessa vez em parceria com o MIT. O objetivo era comemorar os 50 anos de programação para crianças. O jogador tinha que ajudar um coelho a coletar as cenouras à sua volta, criando comandos para o animal. Assim, ao apertar o “Play”, o jogo compilava os comandos e o personagem os realizava.

9. Gnomos de jardim | Jogos Google Doodle

Gnomos de jardim
(foto: matheus bigogno via canaltech/reprodução)

Em homenagem ao Garden Day (Dia do Jardim), comemorado na Alemanha, o Google lançou mais um Doodle. O jogo ficou disponível em 10 de junho de 2018 e dava destaque a pequenas estátuas que foram criadas no país durante século XIII. A missão do jogador era usar uma catapulta para lançar diferentes gnomos de jardim o mais longe possível.

10. Arte das sombras

Google doodle: arte das sombras
(foto: matheus bigogno via canaltech/reprodução)

Por fim, temos uma homenagem ao Ano Novo Lunar na China e à chegada do Ano do Porco, realizada pelo Google Doodle no dia 5 de fevereiro de 2019. Na ocasião, a empresa lançou um jogo no qual o usuário deveria ligar a webcam e formar com as mãos os 12 animais do ciclo lunar na frente dela. ´Para reconhecer e validar o formato da sombra, o Doodle utilizava IA (inteligência artificial).

Caso você tenha se empolgado e queira reviver esses jogos, basta acessar https://www.google.com/doodles#archive, buscar o nome do Doodle desejado na caixa de pesquisa e se divertir.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes