Motoristas do Uber no Reino Unido farão parte de sindicato

Decisão da justiça britânica garante a motoristas o direito a negociação coletiva, salário mínimo e benefícios

O Uber fechou acordo histórico no último final de semana e reconheceu a sindicalização de motoristas que atuam no Reino Unido. A partir desse novo acordo, motoristas do aplicativo de caronas terão direito a negociação coletiva, salário mínimo e benefícios.

Autoridades e especialistas em direito do trabalho afirmam que a decisão deve abrir precedente para que acordo semelhante seja feito em outros países. Vale lembrar, no entanto que, no Brasil, acordos trabalhistas envolvendo o Uber ainda engatinham. Aqui, existe apenas o Projeto de lei 974 de 2021, que assegura os direitos trabalhistas.

A inscrição no sindicato, no Reino Unido, é facultativa aos motoristas do Uber, sem portanto nenhuma obrigatoriedade. E não contempla os 30 mil profissionais que prestam serviços ao Uber Eats.

Uber no Reino Unido

O acordo da Uber foi efetivado após anos de imbróglios jurídicos. A Uber reconheceu os direitos trabalhistas de seus motoristas no Reino Unido na segunda metade de março deste ano. A decisão, histórica para uma empresa que sempre funcionou sem ter vínculos empregatícios, veio após a gigante americana de tecnologia perder a batalha na Suprema Corte britânica, no final de fevereiro.

“Isso segue a recente decisão da Suprema Corte do Reino Unido, que fornece um caminho mais claro para um modelo que dá aos motoristas os direitos da condição de trabalhador enquanto continua a deixá-los trabalhar com flexibilidade”, disse a empresa de compartilhamento de automóveis, por meio de nota.

O principal ponto da decisão que favoreceu motoristas está em um entendimento diferenciado da corte britânica entre trabalhadores e funcionários. Este último, para juízes do Reino Unido, são os que possuem contrato assinado com empresas para prestar determinado serviço. Já os trabalhadores são os que exercem serviços às empresas.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes