Golpe pelo WhatsApp pode dar prisão de até 8 anos, prevê nova lei

Sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro na sexta-feira, nova legislação amplia foco nos crimes cibernéticos

Aplicativo que tem sido usado para vários golpes, o WhatsApp é o foco de uma nova lei de segurança cibernética sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) na sexta-feira, 28. Aprovado na Câmara dos Deputados em abril, o Projeto de Lei 4554/2020, de autoria do senador Izalci Lucas (PSDB-DF), altera o Código Penal aumentando a pena de crimes ligados a fraude por aplicativos de mensagens e invasão de aparelhos.

O golpe pelo WhatsApp na forma de violação de senhas e de mecanismos de segurança, phishing, instalação de programas invasores e golpes de engenharia social - aqueles em que golpistas se passam por empresas para obter dados - entram na nova lei, que prevê prisão entre quatro e oito anos. Com isso, aqueles golpes aplicados via WhatsApp, seja para obter dados ou para  'roubar' a identidade da vítima, também estarão sujeitos  uma pena mais severa.

São "mais graves os crimes de violação de dispositivo informático, furto e estelionato cometidos de forma eletrônica ou pela internet", diz parte do texto da nova lei. A penalidade parte de quatro anos. No entanto, passa a ter agravantes que podem imputar o criminoso a cumprir até oito anos de reclusão, além de pagamento de multa. Dentre os agravantes estão prejuízo econômico, obtenção de dados sensíveis e golpe contra pessoas vulneráveis.

Crescimento dos golpes cibernéticos

Esse endurecimento da lei contra crimes cibernéticos não é algo que surge à toa. O ransomware, espécie de vírus que ‘sequestra’ dispositivos e cobra resgate em criptomoedas, se tornou ainda mais frequente no Brasil na pandemia, com aumento que chegou a 311% em 2020, aponta pesquisa. Cresce, também, o número de vítimas de pagaram para ter seus dados de volta. De acordo com estudo da Kaspersky, 56% das vítimas de ransomware no Brasil pagaram pelo resgate.

Embora o porcentual dos que aceitam pagar para reaver seus dados seja significativo, apenas três a cada dez pessoas conseguiram efetivamente seus dados de volta. Afinal, 80% das vítimas sofreram algum tipo de perda: 44% não conseguiram recuperar uma quantidade significativa de arquivos, 20% perderam poucos dados e, por fim, 16% perderam tudo após o ataque. Ao mesmo tempo, a Kaspersky alerta que 56% dos entrevistados no estudo nunca tiveram acesso a nenhuma informação sobre o golpe virtual.

A pesquisa também revelou que são os usuários mais novos que mais pagam para tentar recuperar dados nesse tipo de golpe — talvez por terem mais acesso ao pagamento por criptomoedas ou por armazenar informações e fotos mais sensíveis em seus dispositivos. Dois terços dos 15 mil entrevistados possuem entre 35 e 44 anos. No entanto, do total geral, 52% dos participantes com idade de 16 a 24 anos admitiram ter feito nenhum pagamento.

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes