Bill Gates mira no agronegócio; veja impacto na economia

O fundador da Microsoft e 3ª pessoa mais rica do planeta está comprando terras agrícolas. Como o estímulo econômico trilionário em discussão nos EUA impacta nesta decisão?

Bill Gates, dono de uma fortuna estimada em 134 bilhões de dólares, está comprando agressivamente terras agrícolas nos EUA. Embora ainda não exista um comunicado oficial, é possível fazer uma ligação com os pacotes de estímulo econômico.

Quanta terra Bill Gates já comprou?

Segundo levantamento da Forbes, o fundador da Microsoft já comprou um total de 98.000 hectares. Deste modo, tornou-se o maior detentor de terras agrárias no país. Além disso, cabe ressaltar que as terras estão dividas em 18 estados, portanto seja lá qual for seu plano, é algo em escala nacional.

Apesar de ser um número significativo, cerca de 980 km², seu valor de mercado aproximado é de 800 milhões de dólares. Portanto, representa apenas 0,6% do patrimônio deste magnata da tecnologia.

Quem são os gigantes em terrenos nos EUA?

Embora Bill Gates seja o líder nas terras agrícolas, existem pessoas com florestas e fazendas muito maiores. John Malone, da Liberty Media, possui 890.000 hectares. Em seguida temos o fundador da CNN, Ted Turner, com 810.000 hectares em fazendas.

Outro bilionário da tecnologia, o fundador da Amazon Jeff Bezos, possui 170.000 hectares de fazendas, a maioria no estado do Texas. Deste modo, é correto afirmar que terras são um bem escasso, e que interessam muito aos bilionários.

Qual o impacto do estímulo econômico?

Quando o governo cria pacotes de estímulo, pode retirar títulos públicos do mercado em troca de dinheiro, ou até mesmo emitir mais moeda. Sim, os Bancos Centrais podem “imprimir” dinheiro à vontade. Se você não acredita, abaixo estão os números dos EUA nos últimos 5 anos.

Dinheiro em circulação nos eua
Gráfico do montante de dólares em circulação. Fonte: federal bank (fed)

O montante em circulação aumentou em 6,85 trilhões de dólares, ou 55% ao longo dos últimos 5 anos. Certamente boa parte da alta ocorreu em 2020, com os Bancos Centrais ao redor do mundo tentando minimizar os impactos da reação à pandemia. Dessa forma, para Bill Gates mater sua liderança entre os mais ricos, precisa aumentar ainda mais sua fortuna.

Em suma, os investidores buscam nos terrenos e imóveis uma proteção, já que o dinheiro deixa de ser algo escasso. São pacotes de trilhões de dólares entrando em circulação, na intenção de estimular a economia.

Uma maneira interessante de se proteger desse impacto é através dos criptoativos. A exchange Mercado Bitcoin é a maior corretora da América Latina, com mais de 2 milhões de clientes.

Bill Gates fica mais pobre?

Não, ao contrário. A entrada de mais dinheiro em circulação facilita a vida dos milionários, como Bill Gates, já que estes podem comprar ativos escassos, que incluem terras, Bitcoin, ouro, ações de empresas, entre outros.

Enquanto isso, a outra parte da população, que teve sua renda drasticamente afetada pela reação à pandemia, precisa deste dinheiro para pagar contas e quitar dívidas. Ou seja, proporcionalmente possui uma quantidade menor para compra de ativos escassos.

As altas nas bolsas de valores não refletem a melhora na economia, e sim a queda na cotação do dólar. Isso pode ser comprovado ao comparar a cotação da moeda norte-americana com o Franco Suíço ou Libra Esterlina.

Vale a pena comprar Bitcoin após a alta?

Sim. Embora a criptomoeda tenha atingido sua máxima histórica recentemente, ainda assim permanece com um valor de mercado abaixo de 7% do ouro, por exemplo. Similarmente, quando comparamos com os imóveis, estamos falando de menos de 0,3%.

Ainda é cedo para dizer qual o potencial do Bitcoin, pois sua adoção cresce conforme o preço. De fato, era impensável afirmar que uma cidade norte-americana iria investir parte de seus recursos na criptomoeda alguns anos atrás. No entanto, o prefeito de Miami, Francis Suárez, afirmou que está trabalhando para que isto aconteça.

Ou seja, fique tranquilo, você não chegou atrasado no universo das criptomoedas. O Bitcoin ainda está em pleno crescimento, tanto no aspecto tecnológico, quanto em sua adoção. Quanto a Bill Gates, talvez nunca saberemos se ele já comprou algumas moedas.

No vídeo abaixo Carol e Kaká da @usecripto mostram quais as vertentes de alta para o Bitcoin:

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes