Família real espanhola princesas: quem são Leonor e Sofia?

Leonor e Sofia são filhas do rei Felipe e da apresentadora de televisão Letícia Ortiz

A Espanha é um dos países que ainda mantém a monarquia como sistema político. Atualmente, o rei é Felipe VI. Sánchez. Ele tem duas filhas com sua esposa, a ex-apresentadora de televisão Letícia Ortiz, e Leonor, a mais velha, é a que irá suceder ao trono. Conheça as princesas da família real espanhola.

Princesas da família real espanhola Leonor e Sofia

Leonor, de 16 anos de idade, e Sofia, de 15 anos, são as princesas da família real espanhola. A mais velha é que irá suceder ao trono e se tornar a próxima rainha da Espanha. Elas são filhas do atual rei do país, Felipe VI, e de Letícia Ortiz, que antes de se casar trabalhava como jornalista e apresentadora de televisão. Os dois se casaram em 2004.

Leonor é a herdeira do trono espanhol. Atualmente, ela carrega o título de princesa das Astúrias. Ela será a primeira rainha espanhola desde Isabella II (1833-1868).

A família de Leonor e Sofia passou por uma série de polêmicas nos últimos anos, que colocaram a confiança na monarquia em xeque. Em 2020, o ex-rei da Espanha, Juan Carlos, abandonou o país após passar por uma investigação das autoridades fiscais da Suíça e da Espanha sobre suas contas no exterior, diante de fraude, lavagem de dinheiro e corrupção.

Após deixar o país, ele passou a coroa para seu filho Felipe. Com a popularidade em baixa, o sentimento republicano cresceu na Espanha nos últimos anos. Leonor é vista como a pessoa que pode ajudar à família a reconquistar a credibilidade. A jovem já fez discursos para grandes multidões em Barcelona e se prepara para assumir o trono.

Ela receberá a mesma formação universitária e militar que seu pai e quando completar 18 anos, deverá jurar lealdade ao rei e à Constituição.

Leonor 1
Leonor (à esquerda) e sofia - foto: divulgação/família real espanhola

Linha de sucessão ao trono espanhol

Leonor é a primeira na linha de sucessão ao trono espanhol. Sofia, sua irmã mais nova, é a segunda herdeira da coroa.

A linha de sucessão segue com Elena de Bourbon, filha primogênita do rei João Carlos I de Espanha e de Sofia da Grécia. Ela é irmã de Felipe, atual rei do país.

Em seguida, vem seus filhos Felipe de Marichalar e Bourbon e Victoria de Marichalar e Bourbon, frutos do seu casamento com o ex-marido Jaime de Marichalar.

Cristina de Bourbon, segunda filha de João Carlos I e Sofia, ocupa o sexto no lugar na linha sucessória. Ela tem quatro filhos, que ocupam a sétima, oitava, nona e décima posição, respectivamente: Juan Valentín Urdangarin y Borbón, Pablo Nicolas Urdangarin y Borbón, Miguel Urdangarin y Borbón e Irene Urdangarin y Borbón.

Qual a fortuna da família real espanhola?

A fortuna da família real espanhola é de US$ 20 milhões, cerca de R$100 milhões, de acordo com dados publicados pela revista Época Negócios. Eles são proprietários de oito palácios reais, cinco residências reais e dez mosteiros e conventos.

Mesmo assim, eles são considerados uma das famílias "mais pobres" da realeza europeia. Os espanhóis ocupam a nona posição do ranking das famílias mais ricas, atrás da realeza dos países: Liechtenstein, Luxemburgo, Mônaco, Inglaterra, Holanda, Suécia, Dinamarca e Noruega.

Familia
Da esquerda pra direita: leonor, o rei felipe, letícia ortiz e sofia - foto: divulgação/família real espanhola

 

+ Shakira e Piqué confirmam separação após boatos de traição

Você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Vamos supor que você esteja de acordo com isso, mas você pode optar por não participar, se desejar. Aceito Mais detalhes